Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

1ª Inspetoria da Guarda Municipal comemora 25 anos de serviços prestados à população

18/07/2018 16:33:00


Primeira unidade operacional criada para realizar o patrulhamento na cidade, com o foco na região do Centro e bairros do entorno, a 1ª Inspetoria da Guarda Municipal (1ª IGM) completou 25 anos no último dia 13 de julho. Para celebrar a data, a sede da corporação foi palco, na manhã desta quarta-feira (18), de solenidade que marcou a inauguração da galeria de ex-comandantes e homenagens a cinco guardas municipais por ações destacadas, além de outros seis que atuam na unidade desde a sua fundação. Também foram agraciados em São Cristóvão autoridades e parceiros que apoiam as ações desenvolvidas pela 1ª IGM.

 

 

A Banda da Guarda Municipal fez uma apresentação especial tocando pela primeira vez o hino da 1ª Inspetoria, composto pelos guardas municipais Ronaldo de Oliveira e Oseas Paulo de Oliveira, com arranjos do maestro Sérgio Malafaia. Durante a solenidade foi apresentado o novo brasão da unidade, que traz imagem da Igreja da Candelária.

 

Há 25 anos na instituição e desde fevereiro de 2017 à frente do comando da 1ª Inspetoria, o inspetor Isídio Xavier falou sobre a importância da data: 

 

"Que dia glorioso para nós. Nosso sentimento é de alegria e de agradecimentos a todos que estão aqui e que também fazem parte da história da nossa 1ª IGM. Passamos por dificuldades, mas acredito que com empenho e alguns ajustes vamos continuar lutando para fazer o melhor".

 

A comandante da GM-Rio, inspetora geral Tatiana Mendes, lembrou a criação da primeira unidade operacional no mesmo ano em que a instituição foi fundada pelo coronel Paulo Amendola, em 1993.

 

"Não tenho como mensurar o que estamos vivendo e sentindo hoje aqui. Não podemos deixar de agradecer a todos que que integram a unidade e também ao coronel Paulo Amendola, criador da Guarda Municipal. Só conseguimos chegar até aqui porque temos pessoas de valor, que lutam e se empenham em fazer o melhor, colocando a GM-Rio no topo sendo considerada a melhor Guarda desarmada do País", disse. 

 

 

À frente da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), Paulo Amendola parabenizou os integrantes da 1ª Inspetoria e destacou a importância da atuação da Guarda Municipal como um todo:

 

"É um privilégio estar aqui com vocês para celebrar esses 25 anos. Todos vocês são importantes para a segurança pública na cidade, por isso estamos empenhados para que os guardas municipais sejam denominados policiais municipais. Acredito na importância do município em contribuir cada vez mais com o Estado na área da segurança pública", disse o secretário, reforçando que a atuação tem sido importante para desafogar algumas ações da Polícia Militar.

 

A cerimônia contou com a presença do comandante do 4º BPM (São Cristóvão), coronel Ari Jorge Alves dos Santos; administrador regional do Centro, Marcelo Rabelo; administrador regional da Tijuca, Ronaldo Rodrigues; presidentes dos conselhos de segurança Mário Lorena, da 4ª AISP (São Cristóvão) e Maria João Gaio, da 5ª AISP (Centro); representantes da 6ª DP (Cidade Nova) e 17ª DP (São Cristóvão), Fundação RIOZOO, Museu Nacional, além de guardas municipais e comandantes de diversas unidades operacionais da GM-Rio. 

 

Com o efetivo de 114 guardas, a 1ª IGM realiza diversas ações de patrulhamento e de ordenamento urbano, cobrindo parte do Centro da cidade e de bairros da Cidade Nova, Catumbi, Santo Cristo, Caju, Estácio, Rio Comprido, Santa Teresa e São Cristóvão. Entre os postos de atuação estão o Conselho Tutelar, os clubes dos Servidores e dos Portuários, a rodoviária Novo Rio e a Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão.

 

A região do Centro conta ainda com atuação de outras seis unidades operacionais: 10ª Inspetoria (Centro Administrativo São Sebastião), 1º Grupamento Especial de Trânsito e as Unidades de Ordem Pública (UOPs) do Corredor Cultural, Porto Maravilha, Lapa/Cruz Vermelha e Saara/Tiradentes. 

 

 

Residência oficial das famílias Real e Imperial até 1889, a Quinta da Boa Vista recebe atenção especial da 1ª IGM e abriga uma base operacional, que realiza diariamente o patrulhamento a pé e com carrinhos elétricos e auxilia aos visitantes. O parque recebe ainda os projetos socioeducativos "Por Dentro da Quinta", com visitas gratuitas e guiadas por um guarda municipal pelos principais pontos turísticos e históricos do local; e "Música na Quinta", com aulas gratuitas ministradas por um guarda músico para alunos matriculados na rede municipal de ensino.

 

 

Conheça a canção da 1ª Inspetoria:

 

Dia treze de julho, data especial

Nasce aquela que viria ser

Um modelo sem igual

 

PrimeiraInspetoria

Esse é o nosso ideal

Os bens do Centro do Rio guardar

E o solo municipal

 

Centro do Rio de Janeiro

Tu elegeste tua guardiã

Tropa valente que não teme o mal

A ordem é missão principal

 

Como teu nome já diz, tú és a primeira

Minha inspetoria de todas que com louvor

Devemos honrar tu és primazia



Autores: Guardas municipais Ronaldo de Oliveira e Oseas Paulo de Oliveira

Arranjos: Maestro Sérgio Malafaia




Serviços Serviços