Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Theatro Municipal reabre após a maior reforma de sua história

Entorno da casa de espetáculos foi revitalizado pela Prefeitura


28/05/2010 13:18:00


J.P. EngelbrechtA cidade do Rio de Janeiro recebeu de volta um de seus mais queridos monumentos e famoso cartão-postal: o Theatro Municipal. Fechado há dois anos e cinco meses para a maior reforma de sua história centenária, o teatro reabriu oficialmente suas portas na noite desta quinta-feira, dia 27, para animar a programação cultural da cidade e oferecer à população diversos espetáculos em um dos palcos mais importantes da América do Sul.

 

A cerimônia oficial de abertura do teatro, que fica na Praça Floriano, s/nº, no Centro, contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do prefeito Eduardo Paes; do governador do Estado, Sérgio Cabral; de autoridades das três esferas de governo; convidados e artistas.


Para o prefeito, a reforma, restauração e modernização da maior casa de espetáculos do país significam um presente para a cidade e habitantes do Rio de Janeiro:

 

- É uma noite mágica. Essa cidade, sem dúvida nenhuma, é a mais bela do mundo e muito disso pelas suas características naturais, com o encontro da floresta com o mar. Mas é sem dúvida também uma das mais bonitas porque o homem quando construiu nossa cidade caprichou na arquitetura. É uma emoção muito forte ver esse espaço recuperado e entregue à cidade. O Rio de Janeiro recupera sua jóia da arquitetura. E isso quer dizer também um pouco do ressurgimento dessa cidade, desse estado e desse país – afirmou Paes, em seu discurso emocionado.J.P. Engelbrecht

 

A restauração, que teve um investimento de cerca de R$ 75,4 milhões, foi realizada pelo Governo do Estado do Rio, Ministério da Cultura e Associação de Amigos do Theatro Municipal, além de patrocinadores da iniciativa privada. A reforma envolveu 915 profissionais (350 restauradores e 565 da construção civil) e manteve todo o estilo original do teatro: telhado com bordas e ornamentos dourados, além da grande águia, vitrais, pinturas, sistema de ar condicionado, maquinário, instalações elétricas e hidráulicas, que receberam mais de 11 mil metros de novas tubulações. Ao todo, foram utilizadas 219 mil folhas de ouro e 57 toneladas de cobre, além de 1.587 novas luminárias e mais de cinco mil lâmpadas.

 

J.P. EngelbrechtO projeto contou ainda com descupinização, modernização dos meios de acessibilidade e dos sistemas de segurança, reforma dos banheiros, camarins, sala de espetáculos, foyers, palco. Além disso, a Avenida 13 de Maio foi transformada em um Boulevard, com espaço gradeado onde foram colocadas mesas e cadeiras que serão utilizadas pelo público como uma espécie de ponto de encontro e de confraternização durante os espetáculos.

 

Do lado de fora, para preparar o local para a grande reinauguração, durante nove dias (18 a 26 de maio) a Prefeitura do Rio realizou a revitalização do entorno do Theatro Municipal e da Cinelândia, incluindo as avenidas 13 de Maio, Rio Branco e Almirante Barroso, e a Rua Evaristo da Veiga. Todo o trabalho contou com o apoio da Comlurb, Rioluz, Coordenadoria Geral de Conservação, Fundação Parques e Jardins e da Secretaria Especial da Ordem Pública.

 

Foram realizados serviços de recuperação do calçamento em pedras portuguesas, das rampas de acessibilidade nos cruzamentos e do pavimento em paralelepípedo; de reposição de frades e recuperação da pista em placa de granito em frente à Câmara dos Vereadores; de limpeza de monumentos e logradouros; recuperação asfáltica das vias; iluminação e plantio de árvores. Além disso, a Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) realizou operações permanentes de ordenamento urbano e acolhimento de população de rua.

 

De acordo com o governador Sérgio Cabral, esse momento reflete mais uma conquista do Rio de Janeiro:
- Estamos recuperando mais um degrau na autoestima do povo brasileiro. Nosso povo tem que se respeitar cada vez mais. O Rio de Janeiro passava por um momento de abandono e degradação e, hoje, já conquistamos o direito de sediar a copa do Mundo (2014), as Olimpíadas (2016) e, agora, temos de volta o belíssimo Theatro Municipal – ressaltou o governador, agradecendo aos que se dedicaram à revitalização do teatro como a presidente da Fundação Theatro Municipal, Carla Camurati, a secretária de Estado da Cultura, Adriana Rattes, e o ministro da Cultura, Juca de Oliveira.

 

O presidente Lula destacou em seu discurso a importância de um equipamento cultural para a transformação da sociedade brasileira:

 

- Todo brasileiro é um pouco carioca. Uma casa como esta é um orgulho não só para os cariocas, mas para o povo de Pernambuco, de Minas, de Brasília, de todo o país. Vocês restauraram um patrimônio cultural que não tem valor financeiro estimado. O preço é o orgulho, a autoestima. O Theatro Municipal voltou a ser uma casa extraordinariamente bonita como qualquer casa de qualquer outro lugar do mundo. E essa inauguração significa zelar pela formação cultural e, consequentemente, fomentar a integração, a transformação e a justiça social – destacou o presidente da República.

 

O espetáculo

 

O cerimônia de inauguração teve início às 20h30. O espetáculo foi anunciado pela mestre-de-cerimônias, a atriz Marieta Severo, que apresentou um vídeo que retratou todo o período de obras e as transformações pela qual passou o imóvel.


Em seguida, a Orquestra Sinfônica e o Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, sob regência do Maestro Roberto Minczuk, executaram o Hino Nacional do Brasil.

 

Durante toda a noite, o público assistiu a apresentações de trecho da Alvorada, ópera Lo Schiavo de Carlos Gomes, também com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (regência do Maestro Silvio Viegas), A Lenda do Caboclo, de Heitor Villa-Lobos, e Barcarola op. 60, de Frédéric Chopin e seleções da ópera O Trovador, de Giuseppe Verdi. Também estiveram entre as atrações da noite o pianista Nelson Freire (músico mundialmente conhecido), a primeira-bailarina do Municipal, Ana Botafogo, com uma apresentação de balé, dentre outros.

 

A partir do sábado, dia 29, o Theatro abrirá plenamente suas portas ao público, com a montagem da ópera Il Trovatore, de Verdi. Com direção de Bia Lessa, a grandiosa obra em quatro atos será conduzida pela batuta de Silvio Viegas, à frente da Orquestra Sinfônica e do Coro do Theatro Municipal.

 

O Theatro

 

O Theatro Municipal foi inaugurado no dia 14 de julho de 1909, pelo então presidente Nilo Peçanha. Na sua construção, trabalharam pintores famosos, como Eliseu Visconti, Rodolfo Amoedo e os irmãos Bernardelli.

 

Texto: Juliana Romar
Fotos: J.P. Engelbrecht e Eliane Carvalho


Imagens relacionadas:

















Serviços Serviços