Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Zona Oeste alcança meta de vacinação contra Polio e Sarampo

20/09/2018 17:04:00


Os pais e mães da Zona Oeste cumpriram a tarefa e bateram a meta estipulada pelo Ministério de Saúde, vacinando mais 95% das crianças da região contra poliomielite e sarampo. As crianças de 1 a menores de 5 anos anos que ainda não foram vacinadas terão mais uma chance. No município do Rio, mais de 500 mil doses das duas vacinas já foram aplicadas na campanha, que se encerra neste sábado (22/09), último dia D de mobilização contra as doenças. As unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) estarão abertas das 8h às 17h para a vacinação das crianças.

 

Até ontem (19), foram vacinadas no município do Rio 260.967 crianças contra o sarampo (tríplice Viral) e 254.777 contra a paralisia infantil (VOP). Os números equivalem a 87% de cobertura da primeira vacina e 85% da segunda. Na Zona Oeste, onde a meta já foi batida, foram aplicadas mais quase 95 mil doses da tríplice viral e cerca de 92 mil doses contra a poliomielite.

 

Nesta última semana de campanha, todas as unidades de Atenção Primária continuam abrindo para vacinação nos dias úteis, também das 8h às 17h. A vacina é a forma mais segura de evitar que essas doenças – que podem causar morte ou sequelas gravíssimas – voltem a ocorrer no Brasil. Todas as crianças na faixa etária (até 4 anos, 11 meses e 29 dias) devem tomar as vacinas. Mesmo aquelas que estejam com a caderneta de vacinação em dia devem receber as doses da campanha, como reforço.

 

Este ano, o município do Rio registrou 15 casos de sarampo. Já a poliomielite não tem ocorrência no Brasil desde 1990, mas a queda da cobertura vacinal deixa as autoridades sanitárias preocupadas, porque o vírus pode voltar a circular no país.

 

As contraindicações para as duas vacinas são: hipersensibilidade grave conhecida a algum componente do insumo, imunodeficiência e quem tenha história de evento adverso grave em dose anterior da vacina. É Importante levar a Caderneta de Vacinação, para avaliação da situação vacinal. Em caso de dúvidas, os pais ou responsáveis poderão pedir orientação ao profissional na unidade de saúde. 




Serviços Serviços