Visualização de conteúdo web Visualização de conteúdo web

Você não tem os papéis necessários para acessar este portlet.
 
 
 


 
 
 
 

 

Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura participa de lançamento da Carta de Comércio Justo Mundial

24/09/2018 14:27:00


A Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI) vai integrar o movimento internacional da Carta de Comércio Justo Mundial promovendo, nesta terça-feira (25/09), a sensibilização e distribuição de material a respeito do programa Rio Comércio Justo, durante a Feira Orgânica do Centro Administrativo São Sebasti]ao (CASS), na Cidade Nova. O lançamento internacional, pela World Fair Trade Organization (WFTO) e Fair Trade International, da Carta de Comércio Justo unifica todo esse movimento global em torno das ideias e práticas propostas para uma nova economia capaz de suprimir os problemas de desigualdade existentes na atual economia globalizada.

 

Como primeira capital da América Latina a receber o título internacional de Fair Trade Town, o Rio de Janeiro é um exemplo para o mundo quando o assunto é economia verde. Com o objetivo de democratizar as relações de consumo com foco na valorização dos pequenos produtores, a Prefeitura do Rio, lançou no fim de maio a campanha Rio Comércio Justo. A campanha vai informar e sensibilizar os cariocas sobre o tema Comércio Justo, divulgando as duas políticas públicas que contribuíram para que o Rio de Janeiro ganhasse o selo internacional: os Circuitos Rio Ecosol e o Carioca de Feiras Orgânicas, que geram trabalho e renda através do consumo de produtos saudáveis e sustentáveis, com preço justo e respeito ao meio ambiente.

 

"Nosso objetivo é promover o comércio justo na cidade aproximando produtores e consumidores, gerando trabalho e renda através da inclusão produtiva, construindo redes de produção e comercialização sustentáveis, onde a relação entre os diferentes atores seja de respeito e parceria, por uma cidade justa e solidária", explica a coordenadora da campanha, Ana Asti.

 

O Rio de Janeiro recebeu o certificado internacional de Cidade de Comércio Justo em 2016 durante os Jogos Olímpicos. Atualmente, existem mais de 2.000 cidades certificadas em 25 países, sendo a maioria na Europa. A chancela internacional começou a ser realizada em 2002 na Inglaterra e já reconheceu importantes capitais mundiais, como Londres, Amsterdã, Roma e Madri.

 

Clique aqui e saiba mais sobre o movimento internacional. 

 




Serviços Serviços