25/10/2018 12:24:00
Depois de 18 anos de espera, o Hospital Municipal Salgado Filho, fundado em 1920, está em processo de habilitação para assistência de alta complexidade em cirurgia vascular, informa a Secretaria Municipal de Saúde. Neste outubro, o hospital do Méier, que completa 92 anos, é uma das referências de Emergência no Município do Rio. Este ano, mais de 76 mil pacientes atendidos, com 8.275 internações e 4.048 cirurgias.
Conforme comunicado ontem no Diário Oficial, novos equipamentos estão sendo comprados com recursos (R$ 50 milhões) do Fundo Nacional de Saúde, à disposição da Prefeitura por uma emenda parlamentar do então Senador Marcelo Crivella.
Já adquiridos oito carrinhos de anestesia, 130 camas, raio-X portátil, computadores e intensificador de imagem (Arco em C). Previsto também o recebimento de novo tomógrafo. Em fase de testes, em novembro deverá estar funcionando o prontuário eletrônico, para agilizar aos médicos registro e histórico dos pacientes.
Essas boas notícias marcaram a reunião festiva pelos 92 anos do hospital, com o coral dos servidores em programação especial no auditório, organizada pela psicóloga Maria Luiza Rodrigues da Cruz – uma das servidoras mais antigas, referência constante para médicos, colegas e pacientes.