Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Fim de semana terá circuito de arte e boa comida nas Vargens

08/11/2018 19:14:00


 
Um roteiro de dar água na boca e com uma diversidade de atrações culturais aguarda quem for à IV edição do Circuito de Arte e Gastronomia das Vargens, na Zona Oeste,  neste final de semana (10 e 11 de novembro). A Prefeitura apoia o evento, através do Polo Gastronômico de Vargem Grande, e com a participação da Comlurb e seu projeto de compostagem, que apresenta inovação e sustentabilidade. O circuito funcionará das 10h às 18h nos dois dias.
 
 
"Fizemos em 2005, 2006, 2011 e agora. A edição deste ano é a maior de todas, o que nos anima e comprova o quanto a região é riquíssima em termos culturais e gastronômicos. Tem muita coisa boa para ser vista, reconhecida e valorizada na região. Queremos oferecer opções de qualidade para quem já frequenta e encantar quem ainda não conhece", ressalta Rosana Rocha, idealizadora do evento.
 
Com objetivo de promover pluralidade artística, cultural e gastronômica da região, o circuito conta com 24 ateliês e 10 restaurantes que integram o Polo Gastronômico de Vargem Grande.
 
 
O apoio a esta edição ficou por conta do Museu do Pontal, do SESC, da Associação Comercial e Industrial do Recreio e Vargens (ACIR), da Associação de Moradores e Amigos de Vargem Grande (AMAVAG), e da Prefeitura do Rio, através do Programa Polos do Rio, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI), com o Polo Gastronômico de Vargem Grande, e da Comlurb, com o Composta Vargem.
 
"É importante promover a região, cada vez mais, como uma referência em lazer, que inclui passeios ecológicos, arte, cultura e gastronomia. É uma parte da cidade muita rica pelas trilhas, cachoeiras ,e com essa infraestrutura de restaurantes e ateliês, fica cada vez mais atraente. Recomendo para quem faz questão de qualidade e não resiste a um dia de paz", destaca o secretário da SMDEI,  Renato Moura.
 
A dica dos organizadores é começar o passeio pelos ateliês, visitando a produção artística. Depois, uma passada estratégica pela Feira da Roça, no Largo de Vargem, é imperdível. Para as crianças, as paradas obrigatórias são o Museu Casa do Pontal, com visita teatralizada, e o Quilombo Cafundá Astrogilda, onde haverá apresentações de capoeira e danças brasileiras. Já para a hora em que a fome apertar, as estrelas da vez são os restaurantes ma-ra-vi-lho-sos da região.
 
 "Pinturas, esculturas, cerâmicas, vidros, madeiras, terrários, instalações, obras de arte em materiais reciclados, móveis, luminárias, joias, mosaicos, bioconstrução e muito mais poderão ser conferidos nos ateliês que estarão de portas abertas mostrando a produção de cada artista. Já os chefs dos restaurantes apresentarão pratos especiais criados para a ocasião", indica José Augusto da Costa e Silva, coordenador do Programa Polos do Rio.
 
 
Oficinas gratuitas sobre a técnica de flame working e a utilização de materiais de reuso para luminárias, também fazem parte da programação, assim como o programa Composta Vargem que reúne a Comlurb e representantes de instituições que tratam do tema de gestão comunitária dos resíduos sólidos e ensinam como fazer compostagem. A técnica transforma resíduos orgânicos (cascas, sobras de alimento,  galhos, grama e folhas...)num composto rico em nutrientes que pode ser usado na preparação do solo para plantio.
 
Tudo isso aos pés do Maciço da Pedra Branca, área de proteção ambiental, onde se localizam os bairros de Vargem Grande e Vargem Pequena. Com o evento, o visitante tem a oportunidade de apreciar o cenário bucólico da localidade e interagir diretamente com os artistas, conhecendo o processo de criação de cada um, como também experimentar receitas da culinária brasileira, da cozinha internacional, regional, italiana, além de frutos do mar e outras delícias. 
 
CIRCUITO DE ARTE E GASTRONOMIA DAS VARGENS
 
Dias: 10 e 11 de novembro
Hora: das 10h às 18h
Local: ateliês e restaurantes de Vargem Grande e Vargem Pequena (ver a listagem de participantes)
Facebook: @circuitodasvargens
Instagram: @circuitodasvargens



Serviços Serviços