Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Programa Cuidar da Cidade chega a Santa Cruz para atender chamados do 1746

Bairro da Zona Oeste recebe mutirão de ordenamento urbano em 36 ruas


17/01/2019 18:47:00


Fotos: Michel Filho / Prefeitura do Rio
 
 
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, levou nesta quinta-feira (17/1) o programa Cuidar da Cidade a Santa Cruz, na Zona Oeste. Agentes de vários órgãos municipais se uniram em ações de melhorias no bairro, em atendimento a chamados feitos pela população por intermédio da Central 1746. Ao todo, foram contempladas 164 solicitações em 36 ruas, com serviços como podas de árvores; tapa-buraco; troca de lâmpadas de postes; reforço da sinalização de trânsito; pintura de bancos e brinquedos da Praça Dom Romualdo; limpeza de bueiros e caixas de ralo; e plantio de árvores. A atuação da Prefeitura teve também ordenamento urbano e atendimento a uma antiga reivindicação dos moradores para fazer fluir o trânsito na principal rua da região.
 
 
– Estamos cuidando de iluminação, poda de árvore, calçada, asfalto e uma coisa muito importante: o trânsito. Hoje os motoristas que vão em direção à Avenida Brasil precisam entrar na Rua General Olímpio e dar uma volta enorme, porque o pedaço que liga a Rua Felipe Cardoso (principal do bairro) até a Álvaro Alberto foi fechado. E havia um pedido antigo da população para retomar esse fluxo. Então ainda hoje vamos reabrir essa rua. A Felipe Cardoso vai agora até a linha do trem, e as pessoas não vão precisar mais dar uma volta de dois quilômetros, num engarrafamento terrível – anunciou Crivella.
 
 
 
 
O prefeito visitou a Praça Dom Romualdo e caminhou pelo Calçadão de Santa Cruz, onde há dois dias teve início uma força-tarefa da Prefeitura para organizar o espaço público e o comércio ambulante.
 
 
– Foi feito um ordenamento com os ambulantes. Estão todos sendo cadastrados e organizados. Quem não couber na calçada vai receber qualificação profissional e emprego temporário na Comlurb. É uma reorganização, e Santa Cruz está sendo beneficiada – completou o prefeito, referindo-se ao programa Ambulante Legal, das secretarias municipais de Ordem Pública (Seop) e de Fazenda (SMF).
 
 
 
 
Na caminhada, Crivella ouviu agradecimentos de comerciantes pelo reordenamento do bairro.
 
 
– É muito importante a presença do Poder Público com inteligência, como está sendo feito. Dando suporte aos ambulantes, arrumando local adequado para eles, e também aos comerciantes. Porque a ideia é essa, todo mundo precisa trabalhar – comentou André Silva, gerente de uma loja do Calçadão de Santa Cruz.
 
 
Em relação às ações de zeladoria, houve também aprovação.
 
 
– É ótimo, é excelente, tem que haver isso. Santa Cruz merece. É fazer pela cidade: uma pintura, uma poda. Isso aqui vai ficar maravilhoso, e tem que manter – disse o motorista de ônibus José Paulo Campos da Silva, morador do bairro há 50 anos.
 
 
CUIDAR DA CIDADE
 
 
A ação em Santa Cruz foi a segunda do programa Cuidar da Cidade, criado pelo prefeito Marcelo Crivella e desenvolvido pela Secretaria Municipal da Casa Civil, em conjunto com o Centro de Operações Rio (COR) e a Central 1746. A estreia ocorreu no dia 8 de janeiro, em Rocha Miranda, na Zona Norte.
 
 
O Cuidar da Cidade estabelece um calendário de mutirões de ações de zeladoria, baseado nos chamados abertos pela população através do atendimento do 1746. Equipes da Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma), Comlurb, Rioluz, Defesa Civil, CET-Rio e Fundação Parques e Jardins, entre outros, atuam de forma integrada durante um dia inteiro em bairros com concentrações mais relevantes de chamados. O objetivo é reduzir o número de solicitações em aberto em toda a cidade.
 
 
 
 
ORDENAMENTO URBANO
 
 
Desde 5 de novembro de 2018, ações de ordenamento urbano acontecem na Zona Oeste. A primeira foi no entorno do Calçadão de Bangu e vem sendo mantida desde então. Já no dia 27 de novembro, foi a vez do Calçadão de Campo Grande receber as equipes da Prefeitura e iniciar o processo que prevê a atuação de até 250 ambulantes autorizados. Agora chegou a vez de Santa Cruz. Nas três áreas da Zona Oeste, estão previstos 600 assentamentos de ambulantes.
 
 
– A ação em Santa Cruz, como as outras duas já iniciadas na Zona Oeste, é permanente. Foi determinada pelo Prefeito Marcelo Crivella para reduzir os níveis de desordem sem perder o foco social da Prefeitura. O objetivo é organizar o passeio público, permitindo o assentamento autorizado de ambulantes em pontos que não atrapalhem a circulação de pedestres. Além disso, possibilita o acesso dos camelôs aos programas especiais de capacitação – pontua o secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Amendola.
 
 
A força-tarefa reúne Guarda Municipal (GM-Rio) e os seguintes órgãos municipais: Coordenadoria Especial de Transporte Complementar (CETC) e Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer) –vinculadas à Seop –, Comlurb, Seconserma, Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), SMDEI, Coordenadoria de Controle Urbano (CCU) e Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização (CLF) – subordinadas à SMF –, Secretaria Municipal de Transportes, Vigilância Sanitária, superintendências regionais dos bairros. Participam também as polícias Civil e Militar.  

Imagens relacionadas:










Serviços Serviços