Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

GM-Rio faz incursão na trilha entre Parque Lage e Corcovado para aumentar segurança

15/01/2019 10:49:00


Folheto que será distribuído a frequentadores da trilha (divulgação GM-Rio)
 
 
O Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) da Guarda Municipal do Rio de Janeiro realiza nesta sexta-feira (18/1) e no domingo (20/1) incursões na trilha que liga o Parque Lage ao Corcovado. O objetivo da ação é promover a segurança de frequentadores e orientar cariocas e turistas durante o percurso. A ação, que contará com apoio de policiais do Comando de Policiamento Ambiental, faz parte da operação integrada realizada na área do Parque Nacional da Tijuca iniciada na terça-feira, dia 15.
 
 
Ao todo, 12 guardas participam da ação, sendo sete nesta sexta-feira e cinco no domingo. As equipes farão percurso de ida e volta na trilha com início no Parque Lage, próximo ao museu, a partir das 9h, e previsão de chegada ao Corcovado ao meio-dia. O caminho inverso terá início às 14h com previsão de chegada ao Parque Lage às 16h.
 
 
Durante todo percurso os guardas distribuirão folhetos com dicas para os trilheiros, como a necessidade de buscar todas as informações sobre o trajeto da trilha, sempre avisar duas ou três pessoas sobre o passeio, não utilizar atalhos e caminhos não sinalizados, fazer a trilha em grupo ou com guia credenciado, dentre outras dicas.
 
 
Na última sexta-feira, dia 11, o GDA realizou uma inspeção na trilha do Parque Lage que é frequentada por turistas, principalmente nos fins de semana. A trilha liga dois importantes pontos turísticos, o Parque Lage, no Jardim Botânico, e o Corcovado, onde fica o Cristo Redentor, um dos cartões postais do Rio de Janeiro. Durante o percurso, que tem duração de aproximadamente 2h30, é possível ver várias ruínas de pontes e estradas do tempo do império, além de cachoeiras e córregos. A trilha termina na Estrada do Corcovado, que dá acesso ao Cristo Redentor.



Serviços Serviços