Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Crivella inaugura centro esportivo em comunidade com 12 mil habitantes na Ilha do Governador

Moradores da Vila Joaniza ganham campo de futebol com grama natural, quadras poliesportivas e parquinho infantil


15/02/2019 20:04:00


Os moradores da Vila Joaniza, na Ilha do Governador, estão comemorando a entrega do complexo esportivo que o prefeito Marcelo Crivella inaugurou na comunidade nesta sexta-feira, 15 de fevereiro. O espaço reúne campo de futebol – com grama natural e iluminação por refletores, para partidas noturnas –, duas quadras poliesportivas, Academia da Terceira Idade e parque infantil, com gangorras, escorregas e outros brinquedos. Há também dois vestiários, e ainda serão concluídas duas quadras de futevôlei. No local, havia antes um campo improvisado, ao lado de um valão e cercado por mato alto.

 


Fotos: Richard Santos / Prefeitura do Rio

 

– Tenho certeza de que os moradores da Vila Joaniza viverão grandes momentos aqui e cuidarão muito bem desse novo espaço, que é para o lazer de pessoas de todas as idades – disse Crivella, ao lado do secretário municipal de Infraestrutura e Habitação, Sebastião Bruno.

 

O complexo esportivo vai se chamar Juarez Lopes da Silva, homenagem a um antigo morador, já falecido, que era um entusiasta dos campeonatos de futebol no antigo campo. Ele se virava como podia para manter o local limpo e em condições para as peladas na comunidade.

 

 

 

 

– Aqui tinha valão, mato alto, entulho e lixo, e mesmo assim as pessoas se divertiam e jogavam bola. Imagina agora, que está tudo lindo. Estou emocionado com o que estou vendo, é algo que nunca tivemos aqui na comunidade – contou o pintor industrial Alex Lima, 43 anos, "nascido e criado na Vila Joaniza", que tem 12 mil habitantes.

 

Marcos Martins, de 49 anos e há 35 morando ali, já aproveitou os aparelhos de ginástica para fazer uns exercícios nas barras paralelas.

 

– Foi uma melhora muito boa, não tinha nada aqui antes, e agora está assim. Vou aproveitar sempre que puder, para jogar bola e malhar – disse.

 

 

As obras fazem parte do programa Favela Bairro, desenvolvido pela Prefeitura do Rio em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ao todo, foram investidos cerca de R$ 120 milhões na comunidade.

 

Além do Centro Esportivo, a Vila Joaniza também recebeu grandes intervenções de urbanização, que vão proporcionar mais qualidade de vida aos moradores. Foram implantados:

 

• 107 mil m2 de sistema viário;
• 25 mil metros de redes de abastecimento de água;
• 20 mil metros de rede de drenagem;
• uma elevatória de esgoto;
• 3 mil metros de rede coletora de esgoto;
• 5 mil m2 de ligações domiciliares
• mais de mil novos pontos de iluminação.

 

Em sua terceira fase, o Favela Bairro está levando melhorias a 23 comunidades, onde vivem 90 mil pessoas.

 




Serviços Serviços