Prefeitura realiza implosão do antigo prédio do Ministério da Fazenda

27/08/2018 17:31:00

O prefeito Marcelo Crivella acionou, na manhã deste domingo (26/08), o detonador para a implosão do antigo prédio do Ministério da Fazenda na Mangueira, Zona Norte do Rio. O edifício, localizadoo no número 458 da Rua Visconde de Niterói, era ocupado por 69 famílias, tinha problemas estruturais e foi ao chão em poucos segundos, após o uso de 60 kg de explosivos. No terreno, será erguido um condomínio do programa Minha Casa Minha Vida, com 120 unidades. O prazo de conclusão é de 18 meses.

Os moradores serão reassentados nesse empreendimento, junto com outras famílias da própria comunidade em situação semelhante. O prédio é o segundo de cinco que serão demolidos para dar lugar a habitações populares do programa, uma parceria com o Governo Federal, via Caixa Econômica Federal.

"Hoje, fizemos a demolição do segundo prédio na comunidade da Mangueira. Vamos construir aqui unidades do Minha Casa Minha Vida. Depois desse prédio, vamos demolir o antigo prédio da Alcoa, com uma antiga ocupação também. Depois será a vez do Red Indian. Aí nós terminamos com as demolições por explosivos e vamos começar a obra. Serviços da Prefeitura já estão estabelecidos aqui na Mangueira, com escolas, postos de saúde, outros serviços, mas o problema eram pessoas morando em escombros, prédios antigos, sem manutenção, com riscos de desabamento. Gastamos aqui cerca de R$ 2 milhões, incluindo a retirada dos escombros. No total, serão 1.200 apartamentos. Também terá comércio e outros serviços. Transporte aqui é bom, com atendimento de trens e ônibus, tudo bem próximo do Centro, onde ficam 35% dos empregos da cidade", disse o prefeito.

O trabalho de identificação de quem ocupava o antigo prédio da Fazenda foi iniciado dois meses antes da ação de desocupação. Quando houve a remoção, todas as famílias que viviam ali foram cadastradas e passaram a receber aluguel social. O pagamento dos dois primeiros meses foi feito antecipadamente para cada uma delas, no valor total de R$ 800.

Fale
Conosco

Instagram da Prefeitura do Rio

• Notícias pelo celular

Saiba pelo WhatsApp tudo o que a Prefeitura do Rio está fazendo por você.

• Atendimento Telefônico

Atendimento de domingo a domingo, 24h por dia.

• Centrais de Atendimento

Caso você precise de um atendimento personalizado ou serviços que não estão disponíveis online.

Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova

• Aplicativos

Solicite diversos serviços diretamente do seu dispositivo móvel.

• Riotur

O que fazer, o que comer, onde ficar. Dicas para moradores e visitantes da cidade. Conheça o Rio.

• Data.Rio

O DATA.Rio integra um novo modelo de planejamento, integração, gestão e disseminação da informação da Prefeitura. Acesse o Portal: