/web/meudominiorio/ /web/meudominiorio/principal "/web/meudominiorio/principal" http://www.rio.rj.gov.br/web/meudominiorio/principal;jsessionid=66A78245C72A0718C70CEEBF2C2EF7BF.liferay-inst5?p_p_id=56_INSTANCE_EK5j&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=6 //www.rio.rj.gov.br/web/meudominiorio/principal?p_p_id=56_INSTANCE_EK5j&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=13 10112 /web /group /user /web /meudominiorio 4855374 /image /web/meudominiorio /c www.rio.rj.gov.br http /Tema-Meudominio-theme/images /web /group /web www.rio.rj.gov.br /web/meudominiorio/principal /web/meudominiorio/principal http://www.rio.rj.gov.br/web/meudominiorio/principal;jsessionid=66A78245C72A0718C70CEEBF2C2EF7BF.liferay-inst5?p_p_id=56_INSTANCE_EK5j&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=6 //www.rio.rj.gov.br/web/meudominiorio/principal?p_p_id=56_INSTANCE_EK5j&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=13
 

FAQ

1 - Como saber se um domínio está disponível para compra?

Basta ir no menu Registro do site do domínio .Rio e consultar se o termo desejado está disponível para registro.

2 - Quais as condições básicas para se registrar um domínio .rio?

Pessoa Jurídica constituída no Brasil, com sede, filial, franqueado ou licenciado localizado na cidade do Rio de Janeiro (RJ), com cadastro ativo no "Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas – CNPJ/MF" do Ministério da Fazenda.

No caso de Pessoa Física, a condição básica é ter endereço fixo na cidade do Rio de Janeiro, com cadastro ativo no "Cadastro das Pessoas Físicas – CPF/MF" do Ministério da Fazenda.

3 - Como posso ter um domínio .rio?

O interessado deve acessar um dos Pontos de Vendas disponíveis no site www.meudominio.rio, consultar a disponibilidade do termo desejado e, caso disponível, proceder com o cadastro no site do Ponto de Venda escolhido e efetuar o pagamento, seguindo as orientações do Ponto de Venda.

4 - O que é reservar um domínio?

A reserva de um domínio consiste em vincular um termo a um CPF ou CNPJ, após a autorização de seu desbloqueio pelo Comitê Gestor. Isto significa que o termo reservado somente poderá ser registrado, via Ponto de Venda, pela pessoa física (CPF) ou jurídica (CNPJ) que fez a reserva. Um domínio ficará reservado pelo prazo de 30 dias. Após esse prazo, caso não seja registrado, ficará novamente disponível para registro.

5 - Tento registrar um domínio, mas aparece a informação de que está reservado. O que faço?

Se não foi você que reservou, com seu próprio CPF ou CNPJ, você deverá escolher outro domínio de sua preferência.

6 - Em quanto tempo recebo a resposta sobre o domínio que quero registrar?

Caso o domínio esteja disponível, o retorno é imediato. Caso esteja bloqueado, o retorno ocorre em até 5 (cinco) dias úteis

7 - Em quanto tempo o domínio que comprei estará disponível para uso?

Após o pagamento efetuado, o registro estará liberado para uso em até 2 (dois) dias úteis.

8 - O que são domínios Premium?

São termos genéricos de alta procura ou potencialidade atraentes. São termos baseados em palavras ou frases comuns utilizadas frequentemente em pesquisas online. Por conta disso, são mais valiosos do que outros domínios.

9 - Como posso adquirir um domínio Premium?

A comercialização dos domínios Premium ainda não se encontra disponível.

10 - Como pago pelo domínio após a confirmação de que está disponível?

Seguindo as orientações do Ponto de Venda, você deve proceder com o cadastro no próprio site do Ponto de Venda escolhido e efetuar o pagamento pelo registro.

11 - O que acontece se eu deixar meu domínio expirar?

A primeira coisa que acontece é o seu site sair do ar, ou seja, o seu domínio vai ficar inacessível para os usuários.

12 - Como renovar o registro de um domínio?

Caso você queira continuar com seu domínio, é possível renová-lo no site do próprio Ponto de Venda que dá suporte ao seu registro.

Geralmente um domínio não fica disponível para registro novamente no momento em que expira. A maioria dos registradores oferece um período de graça, em torno de 30 dias, para que os clientes renovem seus registros. Este período pode variar de acordo com cada registrador e nome de domínio.

13 - Como desistir de um domínio?

Caso o cliente não queira mais o domínio, basta parar de pagar quando for a época da renovação do registro.

14 - Quem dará suporte para o meu domínio?

O suporte ao domínio é de responsabilidade do Ponto de Venda.

15 - O Ponto de Venda não permite o cadastramento do mesmo CPF ou CNPJ. O que faço?

Provavelmente você já possui cadastro no site do Ponto de Venda, sendo assim, deverá fazer o login para prosseguir com a compra do domínio. Caso não consiga se logar no site ou tenha esquecido seus dados de acesso, entre em contato com o canal de atendimento do Ponto de Venda.

16 - Quero cancelar um domínio expirado. Preciso pagar?

Não é necessário realizar o pagamento da manutenção anual no caso de cancelamento de domínio.

17 - O que acontece com meu domínio se eu não pagar?

O seu domínio será congelado e, após um período, liberado para novo registro por outra pessoa.

18 - Não recebi a cobrança para pagar a manutenção do meu domínio, pois meu e-mail está errado. O que fazer?

Entre na página do Ponto de Venda e verifique se existe a opção para emissão da 2ª via do boleto de pagamento. Caso contrário, você deve entrar em contato com o Ponto de Venda e solicitar a emissão do documento. Para correção do endereço de e-mail, você deve entrar na página do Ponto de Venda e atualizar o seu cadastro.

19 - Recebi a fatura de registro com a razão social ou meu CPF errados. Como corrigir?

Para atualizar os dados, entre no site do Ponto de Venda através do qual você registrou seu domínio, atualize seus dados e solicite a reemissão da fatura.

20 - Meu domínio é administrado por um provedor de serviços (registrars). Vou receber boleto de cobrança do NIC.br?

Não. O pagamento de domínios fica a cargo do próprio provedor de serviços. O boleto ou o alerta de renovação será enviado pelo mesmo.

21 - Posso escolher um domínio com acentos ou cedilha?

Sim, desde que a versão do nome sem acentos e com C no lugar do cedilha, esteja registrada para o mesmo titular, ou não esteja registrada. O uso de caracteres especiais / acentuados em nomes de domínios ainda é uma tecnologia internet em desenvolvimento e, por isso, seu uso, por enquanto, não é recomendado para serviços Web. Também por isso é recomendado sempre registrar tanto a versão com acentos, quanto sem acentos, apontando p/ os mesmos recursos.

22 - Posso registrar mais de um domínio com o mesmo CPF ou CNPJ?

Sim, desde que observadas as políticas do domínio .Rio. Não existe limite para a quantidade de registros no mesmo CPF ou CNPJ.

23 - O domínio que tenho interesse é minha marca, mas foi registrado por outro, o que posso fazer?

Buscar entendimento com o titular do domínio. Os dados de registro do titular do domínio são encontrados em http://whois.nic.rio. Após acessar este site, basta informar o nome do domínio, por exemplo "meudominio.rio" e pressionar "ENTER".

24 - Qual a vantagem de ter um domínio .Rio?

Poder agregar à sua marca ou iniciativa aos fatores positivos da marca .Rio. Além de dar evidência da presença de seu negócio ou iniciativa na Cidade do Rio de Janeiro.