p_p_id_56_INSTANCE_Ti3K_ 1


56_INSTANCE_6bvA 56_INSTANCE_6bvA p_p_id_56_INSTANCE_6bvA_
$request.get("theme-display").get("portlet-display").id $variavelInicialIdentificacaoInformacaoConteudoMuhcab p_p_id_$variavelInicialIdentificacaoInformacaoConteudoMuhcab_

 

Exposição de Fotografias e Filme

Okutá Ió – Retratos de Ancestralidade

 

MUHCAB, recebe na próxima quinta (11/08), a partir das 18h o projeto Okutá Ió – Retratos de Ancestralidade, idealizado por Rodrigo Moraes.

Derivado no longa-metragem Okutá Ió (2022), Okutá Ió – retratos de ancestralidade é um projeto financiado pela prefeitura do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Cultura, através do edital FOCA.

Okutá Ió revisita a história e manifestações culturais de matriz africana da região da Pequena África, no Rio de Janeiro. Com atenção para as consequências para a população local das transições no espaço urbano por meio de obras na região portuária voltadas para grandes eventos na cidade. O candomblé, o batuque do samba e as discussões em torno da resistência negra propõe uma reflexão sobre nosso papel na sociedade.

 

O FILME

Okutá Ió é um filme feito a partir da convivência constante com membros da comunidade da Pequena África e na experiência de

eventos e manifestações dentro do universo cultural que tem como palco a Zona Portuária carioca. Para trazer um pouco desses cosmos, o filme entrevista uma série de personagens com saberes históricos e experiências pessoais intrínsecas à dinâmica daquele local, a exemplo das Tias na nova geração: Celina, Maria Moura, Sônia, Lúcia e Carmem. Há também um lado de cinema direto no filme, no sentido do testemunho de eventos que aconteceram no território tema ilustrando a diversidade das expressões afro: Balaio das Yabás, o Dia de Iemanjá, Rodas de samba na Pedra do Sal, o teatro de rua, entre outros. Na montagem, a obra dispõe depoimentos e registros presenciais de eventos afim de ilustrar e construir em conjunto sentidos de solidariedade, afeto, fé, luta e resiliência.

A exibição do filme acontecerá no dia (12/08), no site https://okutaio.com/.

 

Exposição

A exposição reúne 20 fotografias de Maurício Hora, morador do Morro da Providência, foi o primeiro fotógrafo a clicar o morro durante a noite e Rodrigo Moraes, todas sobre a zona portuária e sobre manifestações da cultura afro-brasileira.



Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110