CONTEÚDO EM MANUTENÇÃO 

 

Objetivos do Plano:

O planejamento tem uma função crítica, que é corrigir o passado, e uma função visionária, que é antecipar o futuro. A função crítica e integradora do Planejamento começa ao corrigir as falhas e erros do passado, enquanto a função antecipatória busca acelerar o encontro com o futuro. Planejar é definir prioridades, este é o lugar comum. E a prioridade é exatamente esta: corrigir o que está errado e escolher o que é melhor e o que pode dar melhor resultado. O planejamento é também o casamento indissolúvel do curto, com o médio e longo prazo. Para conseguir um bom resultado amanhã, é essencial a realização de ações hoje.

Na Cúpula das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável de 2015, os líderes de Governo e Estado de cento e noventa e três países adotaram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que contém um conjunto de dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável fazem parte do Protocolo Internacional da Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU), onde o Brasil assume o compromisso de implementar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

O Plano de Desenvolvimento Sustentável da Cidade do Rio de Janeiro (PDS) tem por escopo integrar em uma única matriz de planejamento e gestão, o conjunto de planos descentralizados, de caráter global, na condição de instrumento de governança e de definição de eixos estruturantes de desenvolvimento sustentável para a Cidade do Rio de Janeiro, com foco na compatibilização de todas as políticas setoriais, e assim tendo como base, a integração das políticas econômicas, sociais e urbano-ambientais, a partir da construção de cenários e perspectivas da cidade para 2050, em alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Integrado aos demais planos municipais, o PDS é um instrumento que tem por objetivo nortear as ações da Prefeitura no médio e longo prazo, orientando as políticas de Estado que terão continuidade ao longo das diferentes administrações, buscando atingir os cenários e perspectivas almejados para a cidade em 2050, a partir do estabelecimento de metas e ações que devem ser cumpridas até 2030, respeitando as nossas realidades sociais e territoriais.

O PDS tem a missão de refletir e propor uma cidade compatível com as grandes mudanças em curso ao longo do século XXI, tendo por meta garantir a oportunidade de participação, apropriação e liderança da comunidade no processo de construção da visão da cidade que queremos em 2050.

O PDS deve buscar a redução das desigualdades sócio-espaciais, combater as mudanças climáticas e promover uma cidade que oferece enfrentar os desafios do envelhecimento populacional e oferecer melhor qualidade de vida para os seus cidadãos, por meio de ações públicas eficientes, transparentes e sustentáveis. Para alcançar este instrumento de planejamento de visão de longo prazo, a Prefeitura lidera um processo de trabalho que fortaleceu a governança interna, incluindo diversos órgãos da administração direta e indireta, parcerias com organizações da sociedade civil e organizações internacionais, e engajamento da população por meio de um processo participativo.

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110