Nas ruas ou nas ondas, essa guarda municipal é exemplo de dedicação e talento

15/08/2012 23:13:00


 

 
A guarda municipal Gabriela Gouvea está na Prefeitura do Rio há 5 anos


A Guarda Municipal tem o trabalho de patrulhar diariamente a cidade, com ações especiais no trânsito, nas escolas, nas praias, no ordenamento urbano e nos grandes eventos. Esse contato direto com o cidadão é feito por 7.925 mil guardas concursados, distribuídos em turnos por unidades operacionais. Entre esses funcionários não faltam histórias de superação e talento, no trabalho ou na vida pessoal, como a da guarda municipal Gabriela Gouvea.

Nascida no Rio de Janeiro e criada no Espírito Santo, Gabriela se divide entre duas grandes paixões: o trabalho como guarda municipal e os campeonatos de body-board. Uma jornada cansativa, mas que segundo Gabriela, vale cada dia de esforço. "Desde 1987 eu pratico o esporte. E depois de ser convocada para a prefeitura, em 2007, deixei o treinamento um pouco de lado para me dedicar aos 3 meses de curso da Guarda. Aos poucos fui retomando o body-board e, hoje, estou competindo em diversos campeonatos."

Segundo Gabriela, o reconhecimento nas praias ou nas ruas contribui para a quebra de uma visão distorcida de alguns cidadãos. "Muita gente acredita que por ser guarda municipal, eu vou coibir coisas, agir de forma agressiva. Nada disso! Eu represento a instituição e, por isso, sempre priorizo a educação e o bom humor no contato com as pessoas. Acho que por ser reconhecida na praia como "a autoridade", e nas ruas como "a esportista", essa visão acaba sendo quebrada. Inclusive já fiz muitas amizades atuando como guarda municipal."

Gabriela ainda aproveita para sugerir aos demais servidores a prática do esporte em seu dia a dia. "Antes de iniciar a jornada de trabalho, além de ir para o mar treinar, eu corro e malho. Acredito que essa é a uma válvula de escape muito importante para enfrentar a rotina. Com o esporte, consigo equilibrar corpo, mente e espírito. Tenho certeza que uma vida saudável nos torna pessoas mais felizes."

Atualmente em preparação para as etapas do circuito mundial de body-board em Portugal, em agosto, e no Rio, em setembro, Gabriela conta o que para ela significa ser uma guarda municipal. "Adoro o que faço. Cada dia é uma novidade. Certa vez, por exemplo, houve um vazamento de gás em um edifício de Jacarepaguá. Me desloquei para a região e vi muita gente em desespero. No caminho, encontrei com uma moça em trabalho de parto pedindo ajuda. Consegui leva-la até o hospital e deu tudo certo. Por essa e outras ocorrências, acredito que receber o carinho das pessoas vale muito mais que dinheiro. É gratificante demais."