EXPOSIÇÃO

15/12/2016 03:00:00


*CARLOS SCLIAR – DESENHOS DE GUERRA– Mostra de desenhos de Carlos Scliar sobre sua participação na Segunda Guerra Mundial, através da Força Expedicionária Brasileira. De terça-feira a domingo, das 10h às 17h. Memorial Municipal Getúlio Vargas (Tel.: 2237-5234). Classificação: livre.

 

*HUMANIZAÇÃO– O projeto vem intervir nas ferramentas de comunicação e possibilita mudanças àqueles que vivem uma realidade estrutural, social e educacional ignorada. Além do combate à homofobia, este projeto foca em criar um sentimento de força e identificação aos residentes das vertentes LGBTT dos subúrbios. De terça a sexta-feira, de 13h às 21h, e sábados, domingos e feriados, de 10h às 21h. Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira – Dicró. (Tel.: 3486-7643). Classificação: livre.

 

*GETÚLIO VARGAS– Getúlio Vargas passou 31 anos dos 45 de sua vida pública no Rio de Janeiro, então capital da república. Como presidente, foram 19 anos. Nesse longo período, estabeleceu-se intensa relação de amor e rejeição entre ele e os habitantes da cidade. Esta exposição mostra alguns aspectos marcantes dessa história, homenageando, ao mesmo tempo, Getúlio Vargas e o Rio de Janeiro. Curadoria de José Murilo de Carvalho. De terça-feira a domingo, de 10h às 17h. Memorial Municipal Getúlio Vargas. (Tel.: 2237-5234). Classificação: livre.

 

MACARATU ELETRÔNICO POR FUSO COLETIVO– Formas e cores que procuram reinterpretar o folclore brasileiro por meio de figuras lúdicas que exprimem as histórias populares esquecidas: do bumba meu boi do norte do Brasil aos emblemáticos caboclos de lança do Maracatu. De segunda a sexta-feira, das 13h às 22h, e de sábado a domingo, das 10h às 22h. Imperator – Centro Cultural João Nogueira (Tel.: 2597-3897). Classificação: livre.

 

*NOS LIMITES DO CORPO – RESIDÊNCIA ARTÍSTICA NO HOSPITAL DA MULHER– O projeto propõe realizar uma exposição com resultados da 2ª edição da residência artística que está sendo desenvolvida no Hospital da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti por cinco artistas-pesquisadores. Será produzido também um fórum de debates e um catálogo. Curadoria de Tania Rivera e Luiz Sergio Oliveira. De 5 de novembro a 19 de fevereiro. Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica (Tel.: 2242-1012).

 

*NÓ NA MADEIRA – Exposição permanente de fotos, discografia interativa em TV e objetos pessoais sobre João Nogueira, que homenageia a vida e obra desse grande artista. A exposição pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 13h às 22h, e de sábado a domingo, das 10h às 22h, no térreo do Centro Cultural. Imperator – Centro Cultural João Nogueira (Tel.: 2597-3897). Classificação: livre.

 

OLHO NU – BARBARA SOTERO– A exposição é um convite a uma viagem interior, pelo universo dos caminhos que vão e voltam. Um mesmo desenho sempre refeito, com várias faces, diversas versões do ser diante de si e dos outros. O outro que é o mesmo, um espelho que também refrata. Durante a abertura haverá um coquetel e a performance de músicos que tocarão especialmente a partir de algumas gravuras, envolvendo os visitantes no universo das gravuras expostas. De 3 a 24 de dezembro. De terça a domingo, das 10h às 19h. Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo. (Tel.: 2215-0618). Classificação: livre.

 

*PROJETO LINHAS DO TEMPO– Projeto de pesquisa que busca incentivar a pesquisa e divulgação do acervo de documentação do Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica (CMAHO) a partir de uma exposição. Até dezembro. Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica (Tel.: 2242-1012).

 

*TRADUÇÃO E DESLOCAMENTO – A artista Julieta Hanono apresenta instalação com projeções de grande formato, além de pequenas telas com fragmentos de filmes, livros abertos em sanfonas e um trabalho inédito, feito com o poeta Rafael Zacca para a exposição. Seus trabalhos discutem a relação entre texto, linguagem, tradução e imagem. Parceria com a Maison de France. De 25 de novembro a 19 de fevereiro. Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica (Tel.: 2242-1012).

 

ZIEMBINSKI SOB A LUZ – Exposição permanente (Varal do Zimba) no hall do teatro com fotos, textos e artigos relevantes sobre o grande artista Ziembinski, seu trabalho e vida. A residência artística Ziembinski (Com)Vida criou essa exposição como forma de homenagear esse trabalhador das artes que tanto contribuiu para a cultura nacional, além de difundir sua história junto ao público mais jovem. Direção de Monique Carvalho. Direção de produção de Robson Sanchez. Pesquisa de Gabriel Garcia. Programação Visual: Epifania 03 - Thiago Ristow. De terça-feira a domingo, das 14h às 22h. Teatro Municipal Ziembinski. Classificação: livre

 


ATIVIDADES DE RUA |  TEATRO | TEATRO INFANTIL | MÚSICA
CINEMA
 | EXPOSIÇÃO | DANÇA | CURSOS, OFICNAS E DEBATES
PLANETÁRIO
 | LEITURA | ENDEREÇOS