“O que mais me motiva são os desafios e a sensação de dever cumprido”

22/09/2013 03:02:00


 

Marcelo Sepúlvida está na Prefeitura do Rio desde 1996
 

A história deste servidor começou há 17 anos na Prefeitura do Rio. Sempre trabalhando na Secretaria Municipal de Obras, já são 13 anos dedicados à Rio-Águas, sendo nove meses como presidente da Fundação. Até chegar a esse posto, Marcelo de Aguiar Sepúlvida ocupou os cargos de assistente de diretor na 14ª Divisão de Conservação, em Madureira, do extinto DGVU. Já na Rio-Águas, foi subgerente da Bacia da Baía de Guanabara, além de gerente da mesma bacia e diretor de obras.

 

Segundo ele, ser presidente da Rio-Águas é uma atribuição que traz prazer e, ao mesmo tempo, desafios. "A atribuição que mais me dá prazer é ter o poder de decisão para definir o que é bom para o órgão e para os funcionários, ouvindo sempre a opinião dos colaboradores. E um grande desafio é contribuir para que a Rio-Águas seja referência em sua área de atuação, tanto em capacidade técnica, quanto em estrutura organizacional. Outro desafio é a realização de grandes obras, que estamos executando nesta gestão, como as que eliminarão o ponto de alagamento mais emblemático da cidade, a Praça da Bandeira, e as obras em andamento na Bacia de Jacarepaguá, onde estamos realizando o Programa de Recuperação Ambiental em 14 rios da região. São obras de grande vulto que respondem a problemas históricos, como as recorrentes enchentes na Tijuca e a de 1996 em Jacarepaguá. A Rio-Águas vive um momento importante de visibilidade por meio de grandes investimentos no controle de enchentes."

 

Como é possível perceber, Marcelo é um grande entusiasta em trabalhar pela cidade que mora. E entre tantas histórias em sua carreira na Prefeitura do Rio, ele destaca como a mais marcante um episódio bem recente: "a minha nomeação à presidência da Rio-Águas, que simbolizou o reconhecimento por minha dedicação exclusiva ao serviço público por 17 anos". Antes de encerrar a primeira parte da entrevista, Marcelo ainda aproveitou para resumir o significado, para ele, de trabalhar no serviço público: "é a sensação de responsabilidade e comprometimento com a população. E o que mais me motiva são os desafios e a sensação de dever cumprido".

 

Agora que você já conhece um pouco mais da história do presidente da Fundação Rio-Águas, confira outros gostos deste grande destaque da Prefeitura do Rio.

 

DESTAQUE

 

1. O que você mais gosta da cidade?
Suas belezas naturais.

 

2. E o Rio que prefere esquecer?
O da desigualdade social.

 

3. Qual é o melhor restaurante do Rio?
Adegão Português, em São Cristóvão.

 

4. O fim de semana é bom pra...
Praticar esportes com a família.

 

5. O que está faltando na prefeitura?
Unir pensamentos por uma prefeitura cada vez melhor

 

6. E o que você acha que a prefeitura manda bem?
Na coleta de lixo e nas grandes obras de infraestrutura que vêm sendo executadas e transformarão a cidade.

 

7. Ônibus, metrô, trem ou bicicleta?
Metrô.

 

8. Qual é o prato que não pode faltar?
Arroz com feijão.

 

9. Onde o Rio é mais bonito?
Na praia de Barra de Guaratiba.

 

10. Servidor feliz é...
Reconhecido.