Satisfação em fazer parte do controle interno dos processos municipais

11/11/2013 04:00:00


 

 

Rogério Reis está na Prefeitura do Rio há 11 anos
 

A Controladoria Geral do Município é o órgão da Prefeitura do Rio dedicado exclusivamente ao controle interno. Ou seja, tem como funções principais exercer o controle contábil, financeiro, orçamentário, operacional e patrimonial das entidades da Administração Direta, Indireta e Fundacional quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, razoabilidade, aplicação das subvenções e renúncias de receitas.

 

Como dá para perceber, esse é um trabalho que exige uma atenção constante deste grande, e eficiente, time. E entre estes profissionais, está o servidor municipal Rogério Reis. Há 11 anos na prefeitura, ele já passou pelos cargos de Assessor III, Assessor II, Assessor I e Assessor Especial (onde está hoje), todos no Gabinete do Controlador Geral. Segundo ele, uma função que traz grande motivação no seu dia a dia. "O exame dos procedimentos adotados pelos órgãos e entidades do Município para a celebração de contratos, convênios e contratos de gestão para prestação de serviços, são atribuições que me dão prazer em exercer."

 

E ele completa, acrescentando ainda o maior desafio da área. "O acesso às informações constantes desses processos possibilita uma boa visão dos serviços que estão sendo contratados no âmbito da prefeitura, bem como o conhecimento das especificidades dos serviços que são prestados por cada órgão ou entidade à população da nossa cidade. Seja de forma direta ou indireta. Ampliar e aprofundar esse conhecimento permitirá, a meu ver, que a análise e as conclusões sobre essas contratações sejam mais efetivas. O maior desafio de tudo isso é conhecer e entender melhor os processos de cada órgão e entidade, dada a sua diversidade e complexidade."

 

Em relação à sensação de trabalhar no serviço público, Rogério conta que a crescente demanda por um serviço público de qualidade exige dos gestores uma resposta à altura para satisfazer as necessidades da população. "Nós, profissionais da área de controle, assumimos também essa responsabilidade e buscamos sempre a nossa capacitação para que possamos, no limite de nossas atribuições, contribuir para que os serviços públicos sejam prestados de forma efetiva. Todo servidor público deve ter como motivação, independente do órgão que ele representa, a busca incessante pela prestação de serviços públicos de qualidade à população da cidade do Rio de Janeiro."

 

Antes de finalizar, Rogério ainda aproveitou para falar de momentos marcantes da sua trajetória na prefeitura. "Um momento que considero muito importante para o nosso crescimento profissional foi a realização dos Jogos Panamericanos de 2007. Pude participar de reuniões com diversos atores envolvidos na realização, tais como representantes da SE Rio 2007, do Comitê Olímpico Brasileiro e do CO-RIO, nas quais foram discutidos diversos temas, dentre eles, o modelo e a forma de Prestação de Contas dos recursos públicos repassados pelo Município. Outro momento que merece destaque foi a nossa participação no estudo da formatação de um modelo de gestão da Cidade da Música, atualmente denominada Cidade das Artes. Mais recentemente, destacaria a experiência que estamos tendo com o novo modelo de prestação de serviços públicos, por meio das Organizações Sociais instituído pela Lei 5.026, de 19 de maio de 2009, em especial, na área da Saúde."

 

Agora que você já sabe um pouco mais do trabalho do Rogério Reis, conheça outros interesses em relação à cidade deste grande destaque da CGM.

 

Mandou Bem

 

1. O que você mais gosta da cidade?
A beleza natural. De fato, o Rio é uma cidade abençoada por Deus e bonito por natureza.

 

2. E o Rio que prefere esquecer?
O Rio dos "arrastões" frequentes nas praias que levavam terror aos banhistas cariocas e turistas, tiroteios constantes à luz do dia, inclusive em áreas nobres da cidade e a demonstração de força dos traficantes em territórios sitiados, exibindo seus armamentos pesados e de guerra.

 

3. Qual é a música que é a cara do Rio?
"Cidade Maravilhosa".

 

4. O fim de semana é bom pra...
Futebol no Clube Naval (Piraquê) na Lagoa, praia, almoço com a família e cinema ou teatro.

 

5. O que está faltando na prefeitura?
Acho que temos que continuar avançando nas questões relativas à limpeza da cidade e à mobilidade urbana, além evidentemente de Educação e da Saúde.

 

6. E o que você acha que está bom?
As intervenções que estão sendo feitas pela PCRJ para melhorar a mobilidade urbana e os investimentos na região do Porto do Rio merecem ser destacados.

 

7. Literatura, cinema, show ou teatro?
Ultimamente tenho lido muito mais do que qualquer outra coisa, mas se a peça for boa, o teatro é imbatível.

 

8. Qual é o prato que não pode faltar?
Gosto muito de massa.

 

9. Onde o Rio é mais bonito?
É difícil escolher em se tratando do Rio de Janeiro, mas vou ficar com o pôr do sol no Arpoador.

 

10. Servidor feliz é...
Aquele que acorda cedo, vai trabalhar, cumpre suas obrigações e retorna para casa com a sensação e a consciência do dever cumprido, e de poder ter contribuído de alguma forma para melhorar a vida da população da nossa cidade.