“Ser servidor da GEORIO representa ‘tudo’ na minha carreira”

16/12/2013 04:00:00


 

Marcio José Mendonça Machado,
presidente da Fundação GEORIO e fotógrafo

 

Desde 1983 na prefeitura, quando entrou para estagiar na GEORIO, ainda como estudante de engenharia civil, Marcio tem vivido muitas realizações. Três anos depois de estar no município, já passou a ocupar o cargo de Diretor de Divisão até 1992, quando, no ano seguinte, foi promovido a Gerente de Obras, cargo que exerceu por 8 anos. Daí, passou a Diretor de Obras e finalmente presidente da GEORIO. 

 

Uma carreira única, coerente e bem sucedida, que o realiza até hoje. "Em termos profissionais, fiz minha carreira no serviço público e somente na GEORIO. Tudo que aprendi devo à instituição e às pessoas que passaram e ainda estão por lá. Seus quadros técnico-administrativos sempre foram de excelência. É difícil achar uma pessoa que não se adapte e não goste de trabalhar lá", revela Marcio José, que tem tido a chance de vivenciar, através do órgão, momentos importantes na sua trajetória até aqui.

 

"Participei intensamente das grandes chuvas registradas na cidade nos anos de 1988, 1996 e 2010, que marcaram a cidade no cenário dos grandes desastres naturais ocorridos no Brasil", diz Marcio. Por conta disso, sempre esteve envolvido com projetos imprescindíveis para a cidade. "Dentre os mais recentes, posso destacar a execução do inédito Plano de Gestão de Risco do Município do Rio de Janeiro, iniciado após as chuvas de 2010. Por meio dele, a cidade passou a conhecer melhor as áreas de alto risco, implantar um sistema de alarme sonoro, diagnosticar e executar as obras necessárias à eliminação do risco", relata o presidente da Fundação, que faz questão de lembrar: "hoje a GEORIO está sendo reconhecida nacional e internacionalmente pela sua expertise técnica e operacional, com investimentos recordes".

 

E como a carreira do presidente da GEORIO é movida a grandes desafios, novos projetos já o esperam no ano que vem. O Novo Joá e a ciclovia da Avenida Niemeyer são alguns deles. "Prometem deixar um legado fantástico para a cidade do Rio", revela.

 

Para além de todas essas realizações, o engenheiro Marcio José tem um hobby que também o realiza muito: a fotografia. Principalmente a que retrata a cidade. "Tudo começou quando passei a fazer voos acompanhando o fotógrafo Ari Maciel para fotografar as obras nas encostas, por volta dos anos 80. Dali surgiu o meu maior hobby que foi aperfeiçoado com cursos, expedições fotográficas, exposições e tudo mais relacionado à fotografia. Hoje devo ter mais de 50 mil fotos digitais. O RIO visto do alto é deslumbrante, um sonho para qualquer fotógrafo", conta com prazer Marcio.

 

Um profissional tão inspirado assim, vale a pena conhecer.

 

Mandou Bem

 

1. O que você mais gosta na cidade?
Das belezas naturais e de sua gente.

 

2. E o Rio que prefere esquecer?
Das tragédias naturais.

 

3. Qual é a música que tem a cara do Rio?
São duas: Samba do Avião e Cariocas.

 

4. O fim de semana é bom para...
Atualmente, descansar ou fazer um programa cultural.

 

5. O que está faltando na cidade?
Alguns cariocas valorizarem e respeitarem mais a sua cidade.

 

6. E o que você acha que está bom?
Esse momento transformador que a cidade está vivendo.

 

7. Literatura, cinema, show ou teatro?
Todos fazem parte do meu cardápio cultural, acrescento ainda exposições, principalmente as fotográficas.

 

8. Qual é o prato que não pode faltar?
Carne vermelha e frutos do mar.

 

9. Onde o Rio é mais bonito?
Do alto das suas encostas.

 

10. Servidor feliz é...
Ser reconhecido profissionalmente com uma remuneração digna.


Imagens relacionadas:









» rio