Prazer em viabilizar o lazer e a cultura para o cidadão

13/01/2014 03:57:00


 

 

Luiz Moreira, assessor da Secretaria Executiva da
Comissão Carioca de Promoção Cultural da SMC

 

Desde 1980, quando entrou na prefeitura pela RIOARTE, Luiz Moreira Gonçalves, técnico em arte e cultura, lida apenas com temas atraentes e interessantes para a cidade e o carioca. Principalmente para ele. Começando pelo projeto Perfil Cultural ao mapear culturalmente da cidade. Em seguida, quando a Cultura incorporou a RIOARTE, organizou o acervo do Centro de Imprensa Alternativa, projeto cujo objetivo era preservar a memória dos anos 60/70, relacionada à produção independente de diversas áreas: poesia, literatura, cinema, música, teatro e artes em geral.

 

"Fazem parte deste acervo coleções preciosas publicadas durante a ditadura militar, como a coleção dos jornais Pasquim, Movimento, Pif-Paf, do Millôr Fernandes – considerado o primeiro jornal alternativo da cidade –, Opinião, O Repórter, Lampião da Esquina – que abordava a homossexualidade –, Navelouca, Bondinho, entre outros". conta Luiz. Segundo ele, vale a pena conferir esse acervo riquíssimo que se encontra hoje no Arquivo Geral da Cidade, preservado e aberto para consultas.

 

De 1994 pra cá, Luiz trabalha na Lei Municipal de Incentivo à Cultura analisando projetos ligados à cultura em geral. Lei de fomento que abrange diversas áreas, através de empresas que utilizam 20% do ISS para beneficiar projetos aprovados pela Comissão Carioca de Promoção Cultural.

 

 


"Sou um apaixonado pelo que faço."
Luiz Moreira


 

 

"O que dá mais prazer no que eu faço é ver os projetos sendo realizados a partir de um convívio muito rico com produtores e gente sensível e inteligente ligada à cultura", declara Luiz, que se considera profissionalmente feliz, não só pelo aprendizado na troca com esses profissionais, mas principalmente em poder proporcionar à cidade e aos cariocas os eventos mais diferentes, do lazer à cultura. "Como membro da Comissão Carioca tenho o maior orgulho em trabalhar na Secretaria de Cultura e contribuir para a realização de grandes projetos que acontecem na nossa cidade", conclui esse servidor que, por tanta experiência e dedicação, foi indicado para ser destaque no Mandou Bem do Portal por sua colega Josefa Ribeiro, ouvidora da Cultura.

 

Mandou Bem

 

1. Como você traduziria o espírito da cidade?
Simpatia, despojamento e alegria no seu jeito de ser.

 

2. O que você elegeria como o melhor para o futuro do Rio?
Limpeza. A partir do maior respeito do povo pela cidade.

 

3. Praia, cachoeira, shopping ou museu?
Museu.

 

4. A melhor atração diurna e noturna.
Diurna: caminhada da Estação Riachuelo até o Maracanã. Noturna: tomar cerveja com os amigos no bar do Adelos, na Rua do Mercado.

 

5. Qual é a sua preferência? Carnaval, Reveillon, Feira da Providência, Bienal do Livro, Rock in Rio, Anima Mundi ou Festival de Cinema do Rio? Por quê?
Em primeiro, Festival de Cinema do Rio, porque me dá oportunidade de entrar em contato com o universo de vários países através de excelentes filmes, que às vezes nem entram no grande circuito. Depois vem Carnaval, Festival Anima Mundi, Bienal do Livro, Feira da Providência, Reveillon e Rock in Rio, por ordem de preferência.

 

6. Ponto turístico que mais gosta?
Cristo Redentor. Vejo de qualquer lugar de onde eu esteja.

 

7. Qual é o seu petisco favorito?
Pastel de costela do bar do Adelos.

 

8. Qual é mania mais comum do carioca?
Beber chopp.

 

9. Onde o Rio é mais Rio?
Na Lagoa.

 

10. Ser carioca é...
Ser feliz.

 

Quer indicar algum Servidor? Clique aqui.