“Contribuir efetivamente para a minha cidade é o que mais me motiva”

03/02/2014 04:00:00


 

 

Dario Marques está na Prefeitura do Rio desde 1996
 

Há 18 anos, quando foi contratado como terceirizado para o Arquivo da Cidade, Dario Marques viu sua trajetória na prefeitura começar. Logo ele tomou gosto pela administração municipal e prestou concurso para a IplanRio, em 1999. Com a aprovação, deu sequência à carreira atuando em sua unidade central e, em seguida, na Secretaria Municipal de Fazenda. Somente em 2010 ele foi para o Centro de Operações Rio, onde participou desde seu projeto de implantação até hoje, onde atua como Coordenador de Sistemas.

 


"Quanto maior o desafio,
maior a recompensa",
diz Dario.


 

 

Segundo ele próprio diz, um trabalho que lhe rende muito prazer no dia a dia, além de desafios importantes. "Tenho comigo um time de desenvolvedores que, apesar de pequeno, é extremamente especialista. Me dá prazer desenvolver junto com eles e não só coordenar. Estar junto em tudo te faz ser ouvido, mantem você ligado à realidade! E mais: acredito que quanto maior o desafio, maior a recompensa. Por isso, fazer com que a tecnologia seja aceita por órgãos tão heterogêneos, como os que estão no Centro de Operações, é um desafio e tanto. Ser uma cidade inteligente é fazer as pessoas pensarem diferente, usando ferramentas que até então não usavam. Não é uma tarefa tranquila e natural, pois está fora da zona de conforto de todos."

 

Entre os momentos mais marcantes em sua história na prefeitura, Dario destaca uma experiência para poucos. "Houve momentos muito marcantes, como apresentar a tecnologia de inteligência do Centro de Operações Rio para a presidente Dilma Rousseff. Se pudesse lembrar outra ocasião, citaria a participação ativa na implementação do Centro Integrado de Comando e Controle do Estado. Acredito que contribuir efetivamente para a minha cidade é o que mais me motiva. Até porque, o que temos hoje no Centro de Operações Rio é muito comparado com pares internacionais. Em 2013, em Barcelona, o "Smart City Expo World" elegeu o COR como projeto modelo, juntamente com 1746 e Porto Maravilha. O que pode ser mais motivador?"

 

Agora que você já sabe um pouco mais do trabalho do Dario e sua equipe, conheça outros interesses da cidade deste grande destaque do Centro de Operações Rio.

 

MANDOU BEM

 

1. Como você traduziria o espírito da cidade?
Descontraído.

 

2. O que você elegeria como o melhor para o futuro do Rio?
Seguir tendo coragem de mudar a cidade para melhor.

 

3. Praia, cachoeira, shopping ou museu?
Shopping.

 

4. A melhor atração diurna e noturna.
Floresta da Tijuca / Shows.

 

5. Qual é a sua preferência? Carnaval, Reveillon, Feira da Providência, Bienal do Livro, Rock in Rio, Anima Mundi ou Festival de Cinema do Rio? Por quê?
Rock in Rio. É uma boa chance de ver de perto tantos estilos musicais diferentes.

 

6. Ponto turístico que mais gosta?
Pão de Açúcar.

 

7. Qual é o seu petisco favorito?
Minha família é portuguesa, bolinho de bacalhau.

 

8. Qual é mania mais comum do carioca?
Falar com desconhecidos como se fossem amigos de longa data. Marca registrada do carioca.

 

9. Onde o Rio é mais Rio?
Copacabana é o cartão postal do Rio.

 

10. Ser carioca é...
Só dizer não se não tiver jeito.

 
 
Quer indicar algum Servidor? Clique aqui.