Uma história de 34 anos de inteira dedicação à cultura

07/04/2014 03:00:00


 

Sonia Gentile é Gerente de Centros Culturais da SMC


A nossa personagem da coluna Mandou Bem desta semana tem uma trajetória de 34 anos na Prefeitura do Rio. Formada em História, Sonia Gentile lecionava até que, em 1980, ingressou no Instituto Municipal de Arte e Cultura – RIOARTE, integrando a equipe do Projeto Corredor Cultural. Foi somente em 2006 que ela foi para o Centro Administrativo São Sebastião, onde trabalhou em diversos departamentos da Secretaria Municipal de Cultura. Segundo ela, uma oportunidade que lhe proporcionou experiência, crescimento, além de recordações com muito carinho. Foi lá, inclusive, que ela recebeu um exemplar do relatório de gestão com a seguinte frase: "para você que ajudou a escrever esta história". 

 

Não à toa, afinal, já são 34 anos dedicados à cultura na cidade. Segundo Sonia, algo que lhe traz muito prazer e também desafios. "A possibilidade de realizar um trabalho intenso, de qualidade, diversificado, em equipe, que apresente resultados, voltado para todos os públicos, para os cidadãos cariocas ou não, me traz muito prazer. Já em relação ao cotidiano, o dia a dia é um grande desafio, pois nunca temos uma rotina. Estamos sempre atentos para viabilizar, junto com os demais setores da SMC, as melhorias necessárias nos prédios onde estão os diversos Centros Culturais ("joias preciosas", como chama carinhosamente). A preservação da memória e a sustentabilidade do patrimônio da cidade contribuem para fomentar o turismo cultural, apresentando ao visitante do Rio um retrato das manifestações culturais cariocas."

 

Sonia ainda completa, dizendo o que para ela significa atuar no serviço público. "Gosto do que faço e isso me traz satisfação. O que me motiva é a busca de soluções para os problemas que surgem para tanto se torna necessária uma reformulação de convicções e uma mudança de atitudes. Nós temos a chance de mudar o rumo de nossa história. E isto pode ser feito em casa, no bairro, na cidade, no país. Por isso, são muitas as experiências que não saem da memória. Entre elas, estão os desastres naturais ocorridos pelas chuvas de 2010, pois moradores vizinhos aos Centros Culturais, como o Laurinda Santos Lobo, em Santa Teresa, que frequentavam o espaço, perderam tudo. Então, a Secretaria Municipal de Cultural, numa ação conjunta com demais órgãos da prefeitura, abriu seus espaços. Em especial, os Centros Culturais. Essa é uma das nossas missões: trabalhar em conjunto, promovendo a integração da cultura com outras secretarias e instituições. Esse é o papel cidadão da cultura."

 

Agora que você já sabe um pouco mais da história da Sonia na prefeitura, conheça outros interesses da cidade deste grande destaque da SMC.

 

MANDOU BEM

 

1. Como você traduziria o espírito da cidade?
De transformação, progresso, modernização, esperança de um futuro melhor, de novas oportunidades, que proporciona melhor qualidade de vida e o bom humor.

 

2. O que você elegeria como o melhor para o futuro do Rio?
Mais segurança, para que o Rio seja um lugar onde o cidadão possa exercer seus direitos, viver livre do medo. A cultura tem papel fundamental como instrumento de transformação e de desenvolvimento da cidade, de inclusão social e cultural, e de revitalização do patrimônio histórico do Rio.

 

3. Praia, cachoeira, shopping ou museu?
Todos! E também exposições.

 

4. A melhor atração diurna e noturna.
Gosto de andar pelas ruas, admirar, contemplar prédios, ícones que testemunham a memória e cultura da cidade ao longo dos séculos. À noite, um teatro, restaurante e programas diversos com a família

 

5. Qual é a sua preferência? Carnaval, Reveillon, Feira da Providência, Bienal do Livro, Rock in Rio, Anima Mundi ou Festival de Cinema do Rio? Por quê?
Todas as opções são importantes. Estão inseridos no calendário cultural da cidade, mas o Carnaval tem todo seu jeito especial de ser, os olhos do mundo estão voltados para o Rio. Que outra cidade do mundo oferece tão extraordinário evento? É a consolidação do Rio como sede de grandes eventos.

 

6. Ponto turístico que mais gosta?
O Cristo Redentor, onde se pode apreciar uma das mais belas vistas da cidade e posso contemplá-lo de qualquer lugar. Por ser o nosso cartão postal merecidamente virou uma das Maravilhas do Mundo. Também do Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, que possui uma extensa área de jardins, terraços panorâmicos e um mirante de 360 graus sobre a Baia de Guanabara e o Pão de Açúcar. Lindo, alma e corpo revigorados. Um Rio para se admirar como todo.

 

7. Qual é o seu petisco favorito?
Pizza, batata frita. Muito bom poder reunir quem a gente ama, família, amigos para degustar e jogar conversa fora.

 

8. Qual é mania mais comum do carioca?
Do ponto de encontro, do modelo de vida, do convívio, da alegria, da amizade espontânea, do jeito simples de ser.

 

9. Onde o Rio é mais Rio?
Nas ruas, praças, favela, asfalto – cidade como um corpo único.

 

10. Ser carioca é...
Ser hospitaleiro, conviver em harmonia , amando cada vez mais essa cidade que é de todos nós.