Última chamada para vacinação contra a gripe

05/05/2014 03:00:00


 

A vacinação contra a influenza vai até o dia 9 de maio


Você sabia que está acontecendo a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe? E mais: sabe quem está habilitado a recebê-la? Pois é, desde o dia 22 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está promovendo a campanha nas Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde. No dia 26 de abril, inclusive, Dia Nacional de Mobilização contra a Gripe, cerca de 470 postos de vacinação foram disponibilizados para a campanha, alcançando o ótimo resultado de 120 mil pessoas vacinadas.

 

Denise Bastos Arduini é servidora municipal desde 1986
 

Com a meta de imunizar cerca de 1,250 milhão de pessoas, a campanha tem como público-alvo: idosos, gestantes, crianças de seis meses a 4 anos, mulheres no período de até 45 dias após o parto, indígenas, presos, doentes crônicos e profissionais de saúde. Ou seja, o número esperado de pessoas imunizadas corresponde a 80% do público-alvo. Denise Bastos Arduini, Sanitarista e Assessora da Superintendência de Vigilância em Saúde, da SMS, conta que a vacinação contra a influenza requer uma operação complexa do órgão. "Todos os materiais são comprados e repassados pelo Ministério da Saúde, porém, após serem repassados ao município, ficamos responsáveis por toda a logística, que inclui transporte, refrigeração das doses, organização de profissionais nas unidades de saúde. Enfim, é uma grande operação da nossa equipe, que traz muita satisfação a todos em participar."

 

Denise destaca ainda a importância que a campanha vem ganhando ao longo dos anos. "Já realizamos a vacinação contra a influenza desde 1999. De lá para cá, os números de internações relacionadas à gripe, como pneumonia, reduziram consideravelmente. Gira em torno de 40%. As pessoas ficavam mais suscetíveis a pegar gripe, não reagir ao vírus e os casos se complicavam. Também ouve um aumento dentro do público-alvo da campanha. Começamos com idosos a partir de 65 anos. Depois, baixamos para 60 anos, além de incluir também os demais grupos de crianças, gestantes, profissionais de saúde, entre outros. Hoje, as pessoas confiam e acreditam na vacinação. É muito comum ouvir histórias de pessoas que não tiveram mais gripes ou crises alérgicas, como acontecia antes das vacinas."

 

Para concluir, Denise aproveita para fazer um convite aos servidores que fazem parte de público-alvo da campanha: "compareçam às unidades de saúde para a vacinação! São cerca de 200 postos atendendo de segunda a sexta, das 8h às 17h. Confira a relação dos postos (clique aqui) e participe. Atualmente somos uma referência internacional em campanhas de vacinação, sendo que diversos países já nos visitaram para conhecer nossa logística. Não existe um calendário de vacinação tão amplo quanto o nosso, então aproveite e previna-se."

 

É importante lembrar que a vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (H1N1; H3N2 e influenza B), como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS). A vacina é segura e a melhor forma de evitar doenças graves, internações ou mesmo óbitos por complicações associadas à gripe. Pessoas febris, portadores de doenças neurológicas, com história de alergia grave relacionada a ovo e reação a doses anteriores devem consultar um médico antes de tomar a vacina.