Um executor com entusiasmo, foco e experiência

05/05/2014 03:00:00


 

 

Alexandre Sansão Fontes, Secretário Municipal de Transportes


Ele se formou em engenharia civil, passou por escritórios de cálculos estruturais e viu que não era nada disso que queria para a sua carreira. Foi quando viajou para a Europa e conheceu o sistema de transportes de Londres. Nesse momento só pensou na sua cidade. Em como o Rio poderia chegar um dia a esse mesmo nível de mobilidade. Alexandre Sansão voltou e encontrou na COPPE da UFRJ o que nortearia sua vida profissional até hoje: a pós-graduação em Engenharia de Tráfego. E já buscando o foco no que estudava, durante as aulas de conclusão de tese, Sansão fez concurso para a CETRIO. E passou em 7º lugar numa competição por apenas 10 vagas. Conclusão: se tornou gerente de informações de tráfego da cidade. Um belo começo.

 

 


"Vejo hoje que não poderia ter feito outra coisa na vida."
Alexandre Sansão Fontes


 

 

Daí para frente, foi só envolvimento com o trabalho, experiência e muito entusiasmo. "Eu sempre soube que iria virar servidor", revela o recém-secretário, que se considera viciado no dia a dia do setor público.

 

Esse profissional, um dos mais jovens secretários a ocupar um cargo com tantos desafios, como na área de transportes, também foi responsável por formular parte do programa da nova gestão. "Como eu já conhecia o trabalho, pude usar minha experiência para elaborar cerca de 80% do que foi proposto", revela Sansão, que sempre teve o hábito de trazer as decisões para si. "Me empolgo tocando as coisas. Sempre gostei de liderar equipes e gerenciar projetos."

 

Hoje, os maiores desafios de Sansão, como Secretário de Transportes, é colocar a Transcarioca e os BRSs para funcionar e melhorar os serviços dos ônibus. "A gente dá as ideias, as transportadoras viabilizam e a SMTR cobra", diz ele.

 

Esse executor de mão cheia, que se sente totalmente em casa na prefeitura como servidor público, vive um momento especial para comemorar sua trajetória profissional, mas sempre com muito trabalho. "Ser Secretário de Transportes é para mim a oportunidade de poder colocar em prática muita coisa que está no papel", conclui Sansão.

 

Mandou Bem

 

1. Como você traduziria o espírito da cidade?
Criativo e irreverente.

 

2. O que você elegeria como o melhor para o futuro do Rio?
Melhor infraestrutura para os serviços públicos e privados. É preciso mais compromisso para que as atividades e serviços ganhem qualidade.

 

3. Quais são os programas que normalmente você mais gosta de fazer?
Ir a restaurantes, bares e cinema, caminhar no calçadão da praia todos os dias.

 

4. A melhor atração diurna e noturna?
Diurna: praia. Noturna: gastronomia.

 

5. Dos eventos promovidos para a cidade, quais são os que você participa?
Shows de música na praia.

 

6. Ponto turístico que mais gosta?
Arcos da Lapa.

 

7. Qual é o seu petisco favorito?
Rissoles de camarão do Bracarense.

 

8. Qual é a mania mais comum do carioca com a qual você se identifica?
Irreverência.

 

9. Onde o Rio é mais Rio?
Na Lapa.

 

10. Ser carioca é...
Ser otimista, alegre e cordial.