“Para ser ouvidora, o amor ao próximo é fundamental”

16/06/2014 03:00:00


 

 

Fátima Rocha está na Secretaria Municipal
de Saúde desde 2005

 

Nesta semana, a nossa personagem que manda bem já atuou em duas das maiores secretarias da Prefeitura do Rio. Isso porque Fátima Rosa Rocha começou sua trajetória na administração municipal em 1996, quando foi aprovada no concurso para agente administrativa da SME. Porém, a vontade de atuar na área da saúde falou mais alto e ela se inscreveu para o concurso de agente administrativa na SMS. Foi aprovada mais uma vez e logo passou a atuar na Coordenação de Área Programática 3.3 (CAP 3.3), onde integra a equipe de Ouvidoria até hoje.

 

Um motivo de satisfação e orgulho para Fátima. Afinal, além de trabalhar com a sua paixão, ela passou a integrar a maior ouvidoria descentralizada da SMS, atendendo a uma região com 29 bairros (Madureira, Irajá e redondezas). Segundo ela, uma oportunidade única: "lidar com os problemas das pessoas não é para qualquer um. Requer muita paciência e dedicação. Para ser ouvidora, o amor ao próximo é fundamental. Ainda mais na CAP 3.3, onde cerca de 50% dos atendimentos são presenciais (os outros 50% são via 1746). Sempre atuei lá e tenho todo o apoio dos meus colegas. Todos trabalham com carinho e educação ao atender os cidadãos. E isso faz toda a diferença".

 

Fátima ainda complementa, reforçando a satisfação de fazer parte da equipe da Secretaria Municipal de Saúde. "Hoje, a nossa ouvidoria é uma referência no país. O contato direto, a preocupação com as pessoas, o comprometimento, tudo isso nos faz ter amor à instituição e vestir a camisa. A ouvidoria costuma ser o último recurso das pessoas, então cabe a nós ter o comprometimento de corresponder. Certa vez, uma gestante estava tendo dificuldades em se internar. Intervi diretamente com o hospital e consegui a aprovação que faltava. A mulher foi internada e, em questão de minutos, ela deu a luz ao bebê. Imagina se esse bebê nasce no ônibus, se ela voltasse para casa? Poder ajudar o cidadão é o melhor do nosso trabalho."

 

Agora que você já conhece um pouco da história desta servidora que manda muito bem na SMS, veja algumas outras preferências da Fátima Rosa.

 

MANDOU BEM:

 

1. Como você traduziria o espírito da cidade?
Alegria e a boa receptividade.

 

2. O que você elegeria como o melhor para o futuro do Rio?
A diminuição da violência.

 

3. Quais são os programas que normalmente você mais gosta de fazer?
Teatro, cinema, museus e passear pela cidade.

 

4. A melhor atração diurna e noturna?
Diurna: caminhar pela orla de Copacabana. Noturna: ir ao teatro.

 

5. Dos eventos promovidos para a cidade, quais são os que você participa?
As exposições que chegam até aqui. Pretendo em breve ir ver o Dalí.

 

6. Ponto turístico que mais gosta?
O Cristo Redentor, tão lindo.

 

7. Qual é o seu petisco favorito?
Bife com batata frita.

 

8. Qual é a mania mais comum do carioca com a qual você se identifica?
A fácil comunicação. Aqui nós falamos até com quem não conhecemos.

 

9. Onde o Rio é mais Rio?
Nessa beleza exuberante de reunir a montanha e o mar.

 

10. Ser carioca é...
Ser otimista e viver com alegria.