FUTEBOL-ARTE, LITERALMENTE

30/06/2014 03:00:00


 

A mostra tem entrada franca e poderá ser visitada até o dia 14 de julho


O Centro de Artes Calouste está em ritmo de Copa do Mundo. Inspirada pelos craques de todo o mundo que estão em nosso país, foi aberta a exposição "Jogo das Artes", que tem como objetivo promover o diálogo intercultural, assim como um diálogo entre a arte e o futebol a partir de uma série de trabalhos de artistas dos países do norte da Europa e também do Brasil e da Argentina. Organizada pela AVA Galleria, da Finlândia, e o Instituto Cultural Nórdico Brasil-Finlândia, a mostra reúne obras de 23 artistas.

 

Elisa Castro Lima, Diretora do Centro Municipal
de Artes Calouste Gulbenkian

 

Apesar desta edição da Copa do Mundo não contar com a participação dos países nórdicos, artistas da Finlândia, Suécia, Noruega e Dinamarca provam nesta exposição que o futebol é capaz de avançar fronteiras. Elisa Castro Lima, Diretora do Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian, diz que a troca de saber proposta é uma grande oportunidade: "essa talvez seja a Copa mais sonhada por nós brasileiros, justamente, porque somos loucos por esse esporte e porque a copa está sendo realizada em solo nacional. Por isso, estar em sintonia com essa paixão popular, participar desta corrente cívica através da produção artística existente no Calouste, e apresentar de forma democrática a pluralidade artística existente na programação que oferecemos à população carioca é tornar possível a criação de um universo novo e instigante no campo das linguagens, onde a troca de saberes cria um diálogo de inúmeras possibilidades para o amanhã e onde o sonho se realizou no coletivo! Somos coautores neste construir em prol de uma maior democratização da cultura artística e da sua função estratégica no desenvolvimento sócio-ambiental-econômico".

 

Sempre com uma alta média de público em sua programação de exposições, a expectativa de todos no Calouste é de receber um grande público. Até em função da temática, que conta com um apelo interessante em plena Copa do Mundo. "Este evento pretende ainda se colocar enquanto uma atividade complementar à vivência da Copa do Mundo no Brasil, atraindo não só aqueles que gostam de futebol como também aos amantes das artes e ao público em geral que se atraem pelo tema das diferenças culturais e da troca de experiências entre os povos. Ao mesmo tempo, esta exposição é uma forma de representar o nosso comportamento aberto à cordialidade, à nossa receptividade em relação aos outros países, acolhendo a arte dos países nórdicos e da Argentina em diálogo com o Brasil e com o que se passa no momento", diz Elisa.

 

A entrada no Centro de Artes Calouste é franca


E então, se interessou em conhecer as obras criadas exclusivamente para a Copa, com todo o seu colorido? Aproveite! Com entrada franca, a mostra pode ser visitada de segunda a sexta, das 10h às 21h, e sábado e domingo, das 15h às 21h, até 14 de julho. O Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian fica na Rua Benedito Hipólito, 125 – Praça Onze (estacionamento gratuito).

 

Elisa ainda aproveita para divulgar outras ações do Centro Municipal: "gostaria de divulgar que os cursos de teatro, estamparia em tecido, gravura, percussão para cadeirantes e cerâmica são totalmente gratuitos. Fiquem atentos à página do nosso facebook: www.facebook.com/cmacg.rio. Para mais informações, é só ligar para o telefone 2292.7546".


Imagens relacionadas: