“Trabalhar com adolescentes e jovens me faz rever posturas e conceitos”

30/06/2014 03:00:00


 

 
Viviane Castello Branco está na
Secretaria Municipal de Saúde desde 1986

 

A história da nossa personagem da semana, Viviane Castello Branco, começou na Prefeitura do Rio há 28 anos, na Secretaria Municipal de Saúde. Sua atividade inicial foi como pediatra em unidades básicas de saúde (CMS Augusto Amaral Peixoto, CMS Cecília Donnangelo, CMS Píndaro de Carvalho Rodrigues) e na Maternidade Alexander Fleming. Em seguida, já no início dos anos 90, foi convidada a trabalhar no nível central da secretaria. Lá, foram 13 anos como Gerente de Programas de Saúde do Adolescente (quando fez Mestrado em Saúde Coletiva e tese sobre a área), 3 anos como Assessora de Promoção da Saúde e, desde 2009, passou a ser coordenadora de Políticas e Ações Intersetoriais, cargo que ocupa até hoje. 

 

Viviane conta que sua trajetória acrescentou muito, tanto em sua vida pessoal quanto profissional. "Eu adoro estar em contato com as pessoas, fazer capacitações e palestras, trocar com profissionais, estudantes e lideranças comunitárias. Aprendo mais do que ensino. Adoro o trabalho com os adolescentes e jovens. Eles são cheios de vida e me fazem rever minhas posturas e conceitos. Também gosto de estar em contato com os parceiros de outras secretarias, universidades, comunidades, pois trazem novos olhares e percepções, ampliando meus horizontes. Acho que tenho alma de servidora pública. Onde quer que eu vá, estou sempre pensando e buscando inspiração para solucionar os problemas que eu percebo na nossa cidade. Acho emocionante poder contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades. Mas isso também traz uma enorme responsabilidade. É necessário muita paciência e persistência para enfrentar as dificuldades do dia a dia, a complexidade da máquina pública. Mas quando eu olho para trás, vejo o impacto positivo das nossas ações no trabalho dos profissionais de saúde, nas rotinas dos serviços, na vida das pessoas."

 

Entre tantas experiências já vividas, a nossa Mandou Bem da semana conta que o contato com os jovens da Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde (RAP da Saúde) é o que mais a emociona atualmente. "O projeto aposta na capacidade dos jovens desenvolverem atividades criativas que contribuam para promover saúde, cidadania e qualidade de vida. Atualmente, temos cerca de 150 em atividade, ligados a unidades de saúde e/ou instituições comunitárias. Eles realizam oficinas, feiras de saúde, esquetes teatrais, contação de histórias, produzem vídeos. É muito lindo acompanhar o crescimento e o amadurecimento dos jovens, suas ideias, seus projetos, suas conquistas. E acho importante perceber o quanto eles ajudam outros profissionais a acreditarem e apostarem mais nos adolescentes cariocas. Por outro lado, é muito duro também perceber as inúmeras dificuldades que estes jovens enfrentam no seu cotidiano. Eles são um sucesso por onde passam. Além disso, tenho enorme prazer em criar e implantar projetos inovadores, como a ficha de notificação de violência contra a criança e o adolescente (a primeira no Brasil), o projeto Horizontes (gravidez na adolescência), Vista essa Camisinha, Sinal Verde, Adolescentros Maré e Paulo Freire, Movimento pela Valorização da Paternidade, entre tantos outros. Sempre tive a felicidade de trabalhar com parcerias e equipes incríveis que contribuíram para viabilizar e incrementar estes sonhos. E o grande barato de construir coletivamente as propostas é que o produto final é muito mais interessante."

 

Agora conheça um pouco mais sobre os gostos de Viviane Castello Branco, uma servidora que, como você pôde ver, manda muito bem na Secretaria Municipal de Saúde.

 

MANDOU BEM:

 

1. Como você traduziria o espírito da cidade?
Alegria de viver, espontaneidade e diversidade: de pessoas, de paisagens, de culturas.

 

2. O que você elegeria como o melhor para o futuro do Rio?
Uma cidade mais humana, inclusiva, solidária e integrada, com oportunidades para todos, onde as pessoas possam circular, viver e conviver em segurança.

 

3. Quais são os programas que normalmente você mais gosta de fazer?
Eu costumo caminhar no Parque Lage, no Jardim Botânico e andar de bicicleta na Lagoa. Adoro jantar em lugares com comidas diferentes ou exóticas. Geralmente vou ao Leblon, Ipanema, Botafogo, Santa Teresa (Terèse, Nan Thai, Espirito Santa, Mekong, Restô). Temos usado o sistema de vouchers do Eat in Rio e conhecido muitos restaurantes. Vou bastante ao cinema, concertos, livrarias, exposições de arte. Quero muito ver o Dali.

 

4. A melhor atração diurna e noturna?
Diurna: praia no final da tarde com direito a pôr do sol no Arpoador. Noturna: Lapa

 

5. Dos eventos promovidos para a cidade, quais são os que você participa?
Me emociona participar de eventos pacíficos, com milhões de pessoas de todos os tipos. Acho isso absolutamente incrível e nessas horas sinto imenso orgulho de ser carioca. Gosto de carnaval de rua, Réveillon em Copacabana, festas juninas, exposições de arte, concertos ao ar livre.

 

6. Ponto turístico que mais gosta?
Andar pela pista Cláudio Coutinho, subir a pé o Morro da Urca, ver o entardecer e descer de bondinho.

 

7. Qual é o seu petisco favorito?
Aipim frito. Se for amarelo, melhor ainda.

 

8. Qual é a mania mais comum do carioca com a qual você se identifica?
Eu sou muito espontânea e gosto de conversar e puxar assunto com quem eu não conheço. Embora isso tenha passado de moda, eu ainda faço montinho de areia para servir de "travesseiro" na praia.

 

9. Onde o Rio é mais Rio?
Na Lapa, na Pedra do Sal, na praia e em todos os locais onde as diversas tribos se encontram.

 

10. Ser carioca é...
Contribuir para que o Rio se torne uma cidade realmente maravilhosa.