14/07/2014 03:00:00
![]() |
O Mosteiro de São Bento é um dos principais monumentos de arte colonial da cidade e do país |
Impossível passar por seus portões de ferro e arcos, pisar na entrada de azulejos e depois não se encantar com suas naves, capelas, imagens e lampadários grandiosos. Obras-primas criadas por escultores e entalhadores portugueses conservadas até hoje por abades e monges beneditinos. Se você não conhece o Mosteiro de São Bento, uma das relíquias mais preciosas da cidade, está na hora de conhecer.
![]() |
Totalmente forrado com talha dourada, o interior da igreja vai do estilo barroco ao rococó |
A história do Mosteiro de São Bento começou em 1590, quando um vasto terreno no centro da cidade, localizado na elevação de um morro, foi doado por nobres a monges beneditinos que tinham vindo da Bahia para o Rio. O trabalho braçal de toda sua construção coube aos escravos, que utilizaram como matéria–prima as pedras provenientes do Morro da Viúva, no Flamengo. No interior da igreja, eles começaram pela capela-mor, obra que foi de 1633 a 1671. O mosteiro, cuja fachada original seguiu a estética maneirista, estilo despojado e comum em Portugal no século XVII, foi construído com recursos obtidos pela produção de cana-de-açúcar nas inúmeras propriedades dos monges.
O primeiro escultor do Mosteiro de São Bento foi o monge português Frei Domingos da Conceição, que desenhou e esculpiu parte da talha da nave e capela-mor, além das magníficas estátuas de São Bento, Santa Escolástica e Nossa Senhora do Monte Serreado no altar-mor da igreja. A partir de 1714, seu projeto foi seguido por outros entalhadores.
No final do século XVIII, foi a vez de um dos grandes escultores do rococó do Rio de Janeiro, Inácio Ferreira Pinto, trabalhar na igreja. Mestre Inácio, como era chamado, refez a capela-mor entre 1787 e 1794, mas preservando as telas sobre a vida de santos beneditinos, pintadas por um monge alemão no século anterior. A bela capela rococó do Santíssimo Sacramento (1795 - 1800) é também obra de mestre Inácio.
Além da capela-mor, o mosteiro possui 7 capelas laterais: Nossa Senhora da Conceição, São Lourenço, Santa Gertrudes, São Brás, São Caetano, Nossa Senhora do Pilar e Santo Amaro.
Para aproveitar melhor a sua visita, todo domingo, às 10 horas, o Mosteiro de São Bento recebe fiéis e visitantes em sua tradicional missa, celebrada com órgão e canto gregoriano. Evento que já faz parte do roteiro turístico da cidade.
![]() |
Lampadários junto à capela-mor, projetados e executados por Mestre Valentim |
Se você não conhece esse Ponto Carioca, não perca. O convite do Portal do Servidor está feito.
Mais informações: www.osb.org.br
![]() |
A tradicional e única missa de domingo na cidade celebrada com órgão e canto gregoriano |
Horário de Funcionamento:
O mosteiro está aberto diariamente no horário das 7h às 18h, inclusive para visitas monitoradas. A clausura do mosteiro é aberta à visitação apenas nos feriados de Corpus Christi e Dia de Finados.
Imagens relacionadas:



