Um servidor que valoriza tanto o cidadão quanto a memória da cidade

08/08/2014 03:00:00


 

Paulo Fernando de Figueiredo, jornalista e
chefe da Ouvidoria da Educação

 

Tem 30 anos que ele dá ciência à população carioca do que a prefeitura faz pela educação do município. Para começar, como assessor de comunicação social da própria secretaria, onde ingressou em 1982 assessorando secretários, criando pautas, alimentando as mídias, e produzindo jornais e impressos como a revista "Escola e Família".  Depois, como ouvidor da Educação, onde acaba de assumir o cargo de chefia, após 2 anos e meio na Ouvidoria.

 

O talento e a experiência como jornalista, Paulo Fernando de Figueiredo trouxe do Jornal dos Sports, onde trabalhou como repórter e editor, de "O Jornal" e das rádios Cidade, Tamoio e Bandeirantes. "Foi a partir de um anúncio ‘Curso para novos redatores', no próprio Jornal dos Sports que enveredei pelo jornalismo. Numa época que ainda nem existia faculdade de comunicação", lembra.

 

A habilidade e o exercício de atender diariamente o cidadão, ao ouvir suas reclamações, demandas e sugestões, encaminhados pelo sistema 1746, transformaram o "Paulinho", como é chamado com carinho pelos colegas, em um ouvidor especial. "O que eu mais gosto na Ouvidoria é entrar em contato com as pessoas e perceber como elas recebem o trabalho da prefeitura ao utilizar os serviços da Educação. Tenho o maior feedback com os cidadãos", diz ele, que ainda revela: "tem gente que só quer desabafar, ser ouvida".

 

Para responder a todos com soluções, Paulo Fernando e sua equipe também contam com 11 ouvidores, um em cada CRE. "A gente tem que resolver 100% das demandas", coloca, ao acreditar que atender bem, interligando a gestão ao cidadão, é o papel do ouvidor. "Hoje, o novo dispositivo LAI – Lei de Acesso à Informação – dá o direito de resposta a qualquer público", faz questão de afirmar.

 

Mas esse jornalista, por incrível que pareça, já quis também ser engenheiro eletrônico. Isso talvez explique seu fascínio pela tecnologia até hoje. "Tenho um estúdio de áudio e vídeo onde restauro fotos, vídeos e arquivos de áudio", revela. Uma de suas façanhas foi restaurar as cartas ditadas pelo Betinho, Herbert José de Souza, para os seus familiares, ainda no exílio, e adaptá-las para o formato de cinema. O que serviu de base para o filme "Três irmãos de sangue", que conta a vida dos irmãos Henfil.

 

Atualmente, um dos prazeres do Paulo Fernando também é ajudar a recuperar a memória da Rádio Jornal do Brasil, por meio de uma página do facebook que ele mesmo criou. "É muito bom poder trazer de volta programas antigos, histórias e vinhetas musicais, atraindo assim centenas de visitantes, como admiradores e ex-profissionais. A gente tem que respeitar uma rádio AM tão boa que foi a primeira a criar o sistema all news, notícias 24 horas", declara ele, com a mesma sensibilidade que sempre terá como jornalista e hoje também tem como ouvidor.

 

Mandou Bem

 

1. Como você traduziria o espírito da cidade?
Alegria.

 

2. O que você elegeria como o melhor para o futuro do Rio?
Organização e o resgate do espírito de camaradagem do carioca.

 

3. Quais são os programas que normalmente você mais gosta de fazer?
Ver televisão e andar no centro da cidade.

 

4. A melhor atração diurna e noturna?
Diurna: passeios pelo centro do Rio. Noturna: frequentar bares e restaurantes de Botafogo.

 

5. Dos eventos promovidos para a cidade, quais são os que você participa?
Shows na praia, Feira do Lavradio e da Praça XV (sou frequentador assíduo), Réveillon.

 

6. Ponto turístico que mais gosta?
Jardim Botânico.

 

7. Qual é o seu petisco favorito?
Pão com alho.

 

8. Qual é a mania mais comum do carioca com a qual você se identifica?
Brincar com as pessoas, zoar no bom sentido.

 

9. Onde o Rio é mais Rio?
No centro histórico da cidade, onde tem muitas ruas com arquitetura antiga.

 

10. Ser servidor é...
Servir à população mesmo. A gente está na prefeitura para tratar bem o cidadão. Ser servidor não é só um emprego, mas é também uma missão.


Deixe seu comentário


COMENTÁRIOS JÁ ENVIADOS


 

 

"Paulinho" sempre prestando o melhor atendimento, buscando auxiliar a todos da melhor maneira possível. Sem dúvida, com ele a gente pode contar!
Isabel Linhares - SME

 

Parabéns Paulinho! Gostei da matéria.

Merilandy - SME

 

 


 

Parabéns pelo trabalho Paulo. Reconhecimento mais do que merecido. 
Fernando Couto - SME
 
 

 

Realmente o Paulo é funcionário nota 10.
SUELI PONTES PASPAR - SME

 

 

Paulo, parabéns!!!
Josefa Souza - SMC

 


 

Um forte abraço, Paulinho! Vc merece!!!
Nildinéa Maia - SME

 


 
 
Paulinho, 
Vc é mil. è muito bom trabalhar com vc.
Marcia Nascimento - SME
 
 

 
 
Parabéns,Paulo!Sucesso e boas colheitas na sua caminhada! 
Abraço
Tânia Bendas - SME
 
 

 

O Paulinho é uma pessoa extraordinária. Conheci quando trabalhei na SME. Lembro muito dos nossos papos sobre música e guardo até hoje todos os CD's que ele gravou para mim, inclusive cópias de alguns que ele considerava como seus favoritos. Sempre foi uma figura simpática, trabalhadora e competente. Recordo muito bem dos conselhos que dele recebia quando tinha dúvidas sobre  a qualidade de equipamentos sonoros. Acredito que ele também seria excelente engenheiro eletrônico. A Ouvidoria está entregue em boas mãos.

Djalma dos Reis - SME

 


 

Matéria oportuna e bem feita a respeito de um grande cidadão-servidor-profissional que é Paulo Fernando Figueiredo. Parabéns à galera competente do Portal do Servidor
Renato Quintanilha - CVL

 


 

Tenho a oportunidade de trabalhar e conviver com esse SERVIDOR! Gente responsável, DO BEM, que atende ao público com seriedade e respeito. Merece, realmente, esse destaque!

Lucinda Faria - SME

 

 


Quer indicar alguém?