“Tenho uma felicidade muito grande na minha carreira”

14/08/2014 03:00:00


 

Patrícia Paschôa Guimarães, assessora da presidência da Fundação João Goulart no Programa Gestão de Gente


As expressões que ela faz quando fala da sua trajetória como servidora até hoje, não a deixam mentir. Afinal, são 26 anos de uma carreira que só fez fluir e crescer com muito trabalho e empolgação, desde que entrou como agente administrativa no RH da Secretaria de Administração.

 

Foram muitas e enriquecedoras as experiências que Patrícia traz dessa área. "Comecei aprendendo como se organiza uma estrutura de RH ao lidar com as obrigações patronais. Foi quando ganhei uma visão de legislação e orçamento específico", conta. "Daí, passei para Concessões e Benefícios e Projetos Especiais, aumentando o meu espectro ao conhecer como a máquina se estrutura em relação aos servidores." E para complementar o ciclo, depois de se dedicar ao Treinamento e Capacitação, Patrícia se tornou chefe de gabinete da SMA.

 

Uma bela carreira a servidora já teria até aqui. Mas para a sua surpresa surgiu, em 2011, um novo desafio. Ou melhor, o convite da Casa Civil para desenvolver o Programa Líderes Cariocas. "Sempre estive em setores que passavam por um processo de modernização em suas administrações de RH. Com isso, pude ajudar a discutir, criar e implantar essas mudanças", declara Patrícia, acrescentando orgulhosa: "estar onde estou hoje é o resultado de toda essa trajetória."

 

Para essa servidora, feliz da vida com o que vem realizando, o Líderes Cariocas está trazendo um novo olhar que ela tem da gestão pública. "O programa fala de uma nova cultura. De uma gestão que pode motivar o servidor como agente de transformação. Sem dúvida, uma oportunidade dele participar mais do planejamento e da gestão estratégica. Tanto do seu setor, quanto o da máquina como um todo.

 

Mas para Patrícia Pashôa ainda falta concluir um projeto, desenvolvido por ela para o corpo do município, que a deixará mais realizada ainda. "Esse projeto, inacabado por enquanto, tem como objetivo dar mais atenção ao estágio probatório. Uma forma da prefeitura selecionar e preparar melhor seus servidores, desde o início de suas carreiras", acrescenta.

 

Uma servidora assim, plena no que faz, e com experiência e entusiasmo de sobra para seguir em frente, vale a pena conhecer.

 

Mandou Bem

 

1. Como você traduziria o espírito da cidade?
Alegre.

 

2. O que você elegeria como o melhor para o futuro do Rio?
Você não faz nada no Rio sem segurança.

 

3. Quais são os programas que normalmente você mais gosta de fazer?
Caminhar ao ar livre, ir à praia no final da tarde e ir ao teatro.

 

4. A melhor atração diurna e noturna?
Caminhar de dia e ir a shows de MPB e jazz ou concertos de música clássica à noite.

 

5. Dos eventos promovidos para a cidade, quais são os que você participa?
Não costumo frequentar lugares com muita gente.

 

6. Ponto turístico que mais gosta?
Cristo Redentor.

 

7. Qual é o seu petisco favorito?
As pastas de homus (grão de bico) e babaganush (berinjela) com um bom pão árabe.

 

8. Qual é a característica do carioca com a qual você se identifica?
Ser espontânea.

 

9. Onde o Rio é mais Rio?
Na praia em dia de sol.

 

10. Ser servidor é...
Um orgulho.



Comentários Recebidos

Minha Secretaria original, é a SMA. Mas já fui enviado a tantas secretarias, movido pelo poder discricionário da Administração Pública, sempre a bem do serviço público, literalmente, tipo bombeiro para apagar fogo. Hoje estou na SEOP-CU. Parabéns à nossa colega, por sua investidura no cargo citado.
ORIZOMALDO - SMA


 

Quer indicar alguém?