“Meu maior prazer é cuidar da saúde das pessoas”

06/10/2014 03:00:00


 

 

Hugo Fagundes está na Prefeitura do Rio desde 1993
 

Nesta semana, o nosso servidor que manda muito bem gosta tanto de atuar no serviço público que já fez parte de outra administração municipal antes de ingressar na Prefeitura do Rio. Estamos falando do Hugo Fagundes, Superintendente de Saúde Mental da SMS. Ainda quando atuava na Prefeitura de Niterói, ele recebeu o convite para a Gerência de Saúde Mental da SMS, em 1993. A experiência foi tão boa que Hugo decidiu fazer um concurso e se tornou servidor municipal do Rio. 

 

De lá até aqui, ele ainda foi Coordenador de Saúde Mental (até 2008) e Coordenador de Saúde da AP 3.1 (até agosto deste ano), quando assumiu o cargo atual. Segundo Hugo, uma experiência que traz resultados muito satisfatórios. "O que me dá maior prazer é a promover arranjos para cuidar da saúde das pessoas, especialmente aquelas mais vulneráveis, o trabalho em equipe, a articulação das políticas sociais. É muito bom poder acompanhar algumas histórias singulares incríveis e contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida por meio de uma atenção sensível e de ações coletivas. Acredito que conseguir injetar ânimo e entusiasmo no servidor público e mobilizá-lo para compartilhar o projeto coletivo de fazer com que o SUS seja visto pela população com orgulho e como sua conquista, é a grande motivação do trabalho de gestão".

 

Nestes anos de trabalho na Prefeitura do Rio, Hugo diz que vários foram os momentos marcantes. Porém, dois deles merecem destaque. "A euforia dos pacientes egressos dos hospitais psiquiátricos depois de anos internados, ao receber seu primeiro cheque da Bolsa Rio Desospitalização, pioneira no Brasil, criada por uma Lei Municipal proposta à Câmara pelo Executivo. E a segunda foi a alegria com que a população da Vila Cruzeiro recebeu a implantação da Clínica da Família Felippe Cardoso, depois de anos disputando na madrugada o acesso às consultas médicas."

 

Agora que você conhece um pouco mais da trajetória do Hugo, confira outras preferências deste grande destaque da Secretaria Municipal de Saúde.

 

MANDOU BEM:

 

1. Como você traduziria o espírito da cidade?
Alegre e generoso. Uma cidade exuberante, mas também cara e violenta.

 

2. O que você elegeria como o melhor para o futuro do Rio?
Uma cidade segura, com bom transporte coletivo, com serviços públicos acessíveis e de qualidade.

 

3. Quais são os programas que normalmente você mais gosta de fazer?
Amo andar de bicicleta na Lagoa, no Aterro, um bom banho de mar, curtir os museus, caminhar nas Paineiras ou na Pista Claudio Coutinho.

 

4. A melhor atração diurna e noturna?
Diurna, a cidade inteira, as praias, o Aterro, as lagoas, a Floresta da Tijuca, o Jardim Botânico, a Quinta. Noturna, a Lapa.

 

5. Dos eventos promovidos para a cidade, quais são os que você participa?
As exposições interessantíssimas, os festivais e o carnaval de rua.

 

6. Ponto turístico que mais gosta?
O alto do Corcovado é maravilhoso. O Rio visto do Parque da Cidade (Niterói) e do Costão de Itacoatiara também.

 

7. Qual é o seu petisco favorito?
Bolinho de bacalhau. Amo. Mas como minha origem paulista se faz presente (ninguém é perfeito), também amo uma boa pizza ("orra meu").

 

8. Qual é a mania mais comum do carioca com a qual você se identifica?
Lamentavelmente com um defeito: chegar atrasado sempre.

 

9. Onde o Rio é mais Rio?
Arpoador e Ipanema.

 

10. Ser carioca é...
Falar com todo mundo, ter a capacidade de achar graça de tudo e rir de si mesmo. E responder a um protocolar "tudo bem?" com um sonoro "tudo ótimo".