Líder da CGM que busca novos desafios além das auditorias

27/10/2014 04:00:00


 

Márcia Maria Oliveira Revoredo,
auditora interna da CET-RIO

 

"Cresci ajudando meus pais em um minimercado na Ilha do Governador e trabalhei dos 15 aos 19 anos em um escritório de contabilidade." Foi assim que Marcia Revoredo, auditora e contadora da Controladoria começou sua vida profissional. Quando entrou para a prefeitura, em 1995, como técnica de contabilidade, aos 19 anos, primeiro na gerência setorial da SMA e em seguida na contadoria geral, Marcia começou a traçar a sua carreira como servidora municipal. "Ano que vem completarei 20 anos de Controladoria", fala a auditora e contadora, com orgulho. 

 

Foi na CGM que Marcia Revoredo desenvolveu toda a sua experiência. "Participei do inventário de bens móveis da PCRJ, realizando o levantamento nas escolas dos quatro cantos do município. Em seguida, fui convidada para trabalhar no departamento de Suporte Técnico da Auditoria Geral. Ali, pesquisei a legislação aplicável nas áreas auditadas, a partir de temas relevantes e demandas das equipes de auditoria que estavam em campo, compilei a legislação publicada e mantive os arquivos de legislações institucionais das entidades da administração indireta do município."

 

Marcia seguiu em frente e passou a trabalhar na coordenação das auditorias internas, gerenciando os trabalhos dos auditores das 20 instituições que possuíam funcionários nomeados para tal função. Foi quando participou do grupo de estudos para implantação da matriz de risco no planejamento da auditoria geral. Como auditora interna da GEO-RIO, da Imprensa da Cidade e atualmente da CET-RIO, Marcia Revoredo soma hoje mais de 10 anos de experiência nessa área.

 

Como se não bastasse, Marcia também se tornou Líder Carioca. E como tal, está sempre em busca de novos desafios, além das auditorias que realiza. "Ingressei no grupo de Líderes em 2013 e venho contribuindo para execução de metas estratégicas da CGM", conta ela, cuja atividade hoje como auditora interna da CET-RIO, consiste basicamente em realizar auditorias na empresa e na Secretaria de Transportes. "Além disso, procuro exercer uma função orientadora nessas entidades, pois represento a CGM e, como tal, sou consultada a respeito da melhor forma de cumprir as determinações legais", afirma.

 

Para Marcia Revoredo, motivada e capaz de atingir objetivos sempre mais desafiadores, o Programa Líderes Cariocas é estimulante. "Me permite trabalhar com metas anuais capazes de me tirar de qualquer zona de conforto." Em decorrência de sua participação no programa, Marcia atuou na análise das modelagens financeiras dos diversos tipos de fiscalização eletrônica na prefeitura; na elaboração de um manual de auditoria contábil e no treinamento dos auditores internos. "Este ano ainda tenho como desafio realizar uma avaliação do sistema de transporte público de ônibus e o estabelecimento de indicadores estratégicos para auditoria geral", revela Marcia, que adquiriu nesse tempo um olhar mais estratégico sobre as questões da prefeitura e maior conhecimento sobre os processos decisórios.

 

Trabalhar como auditora da CGM faz Marcia acreditar que pode contribuir para o aprimoramento dos serviços prestados pela prefeitura, já que pode avaliar sua execução, seus controles e os resultados obtidos. Além disso, tem a oportunidade de conhecer o funcionamento de diversas áreas de atuação da prefeitura. "Sou muito feliz por ser uma auditora da CGM, especialmente quando presencio minhas filhas ‘encherem o peito' de orgulho para falar sobre meu trabalho", conclui Marcia, realizada.

 

Mandou Bem

 

1. Como você traduziria o espírito da cidade?
Criatividade, alegria e um sorriso, mesmo na adversidade.

 

2. O que você elegeria como o melhor para o futuro do Rio?
Desenvolvimento econômico com justiça social.

 

3. Quais são os programas que normalmente você mais gosta de fazer?
Dançar, cozinhar e receber os amigos em casa, ir ao teatro e realizar esportes ao ar livre com uma linda paisagem do Rio ao fundo.

 

4. A melhor atração diurna e noturna?
Diurna: andar de bicicleta no Aterro vendo o Pão de Açúcar ou na Lagoa vendo o Cristo Redentor, na Ilha do Governador vendo a Baia da Guanabara, ou na Praia Vermelha, ou fazer uma trilha para a Pedra Bonita no Arpoador. Noturna: sair para sambar em um bar na Lapa ou assistir a um bom musical.

 

5. Dos eventos promovidos para a cidade, quais são os que você participa?
Shows na praia, Réveillon em Copacabana, Carnaval no Sambódromo.

 

6. Ponto turístico que mais gosta?
Bondinho do Pão de Açúcar.

 

7. Qual é o seu petisco favorito?
Escondidinho de carne seca ou camarão.

 

8. Qual é a mania mais comum do carioca com a qual você se identifica?
Curtir um bom samba de raiz.

 

9. Onde o Rio é mais Rio?
Na noite da Lapa, no chope na mesa na calçada, no domingo no Aterro.

 

10. Ser carioca é...
Levar a vida com leveza, rir até da própria desgraça, ser solidário, precisar de pouco para estar feliz.