A arte de conciliar o trabalho com a responsabilidade social

03/11/2014 04:00:00


 

Almir Morais está na COMLURB há 13 anos
 

Por uma ironia do destino, em um curto espaço de tempo, o nosso personagem do Mandou Bem desta semana viu o futsal sair de sua vida por uma lesão, descobriu uma nova paixão na COMLURB e deu a volta por cima em uma nova função do futsal. Por isso, o Portal do Servidor foi até a Praça Barão de Drumond, em Vila Isabel, conhecer essa bonita história. Lá encontramos Almir Morais, vigia da COMLURB. Morador do Morro dos Macacos, Almir sempre jogou futsal, tendo atuado por times como Vila Isabel e Mackenzie.

 

Porém, a vontade de entrar para um novo time, o da COMLURB, falou mais alto 13 anos atrás. Após ser aprovado no concurso para gari, passou a atuar na região da Praça Barão de Drumond, onde fez muitos amigos. Enquanto isso, o futsal seguia fazendo parte da sua vida até os tornozelos não aguentaram mais com a tendinite crônica. Com isso, deixou o esporte e a função de gari nas ruas, tornando-se vigia noturno da companhia. Mas para que essa paixão não deixasse sua vida de vez, Almir teve uma ideia. "Comecei a descer até a quadra da praça com um menino, o Lucas, que na época tinha 5 anos, e ensinar o futsal para ele. Aos poucos, mais meninos curiosos pediam para participar. Então, passei a usar um apito e a turma começou a crescer. Hoje, o Lucas tem 12 anos, e o nosso grupo tem 65 crianças e jovens treinando toda a semana comigo", conta ele.

 

Atendendo crianças e jovens entre 5 e 13 anos, sem cobrar nada, o projeto já ganhou diversas matérias na imprensa, incluindo uma visita muito ilustre. "Na época da Copa, tivemos o privilégio de receber a visita do Rio Ferdinand, ex-capitão da seleção inglesa. Ele estava fazendo um documentário para a BBC e ficou interessado pelo nosso projeto. Tanto que prometeu voltar aqui e trazer alguns coletes. Antes da final da Copa, ele voltou e fez muito mais: deu jogos de camisas oficiais do Manchester United, agasalhos, tênis, as crianças ficaram muito felizes."

 

Almir é daquelas pessoas que faz amizade fácil por onde passa. E é claro, isso ajudou muito no contato com os comerciantes locais, que contribuem com o projeto. "Cada um ajuda com uma coisa. Já ganhamos a tinta para pintar a quadra, o bar nos dá refrigerantes e água, a Fundação Parques e Jardins também fez obras importantes na praça. Ainda temos o caso de uma ajuda curiosa. O Eduardo, sócio do Burguer King do Shopping Iguatemi, viu o projeto e parou para conhecer melhor. Resultado: de 15 em 15 dias, posso levar 20 meninos para lancharem lá de graça. Sou muito agradecido a todos pela força. Só me falta mesmo um apoio para me formar em Educação Física, que é meu grande sonho e vai me possibilitar ajudar ainda mais pessoas. Gostaria inclusive de deixar meus contatos, caso novos parceiros queiram participar: o e-mail almirmorais@yahoo.com.br e o telefone 97464-0707", completa.

 

Agora que você conhece um pouco mais da história do Almir, confira outras preferências deste grande destaque da COMLURB e da vida.

 

MANDOU BEM:

 

1. Como você traduziria o espírito da cidade?
Solidário. Vejo isso aqui todos os dias.

 

2. O que você elegeria como o melhor para o futuro do Rio?
A segurança. Já melhorou muito com as UPPs.

 

3. Quais são os programas que normalmente você mais gosta de fazer?
Jogar bola... rs.

 

4. A melhor atração diurna e noturna?
Durante a semana tenho pouco tempo. Mas nos fins de semana, de dia gosto de jogar bola e, à noite, um cinema com a esposa.

 

5. Dos eventos promovidos para a cidade, quais são os que você participa?
Carnaval.

 

6. Ponto turístico que mais gosta?
A Lapa.

 

7. Qual é o seu petisco favorito?
Frango à passarinho.

 

8. Qual é a mania mais comum do carioca com a qual você se identifica?
Conversar muito e abraçar as pessoas.

 

9. Onde o Rio é mais Rio?
No Maracanã.

 

10. Ser carioca é...
Viver com alegria, com certeza.


Imagens relacionadas: