“É uma sensação inenarrável ser o monarca da folia”

09/02/2015 04:00:00


 

Wilson Dias foi reeleito Rei Momo
em novembro do ano passado

 

Em tempos de folia, o Portal do Servidor resolveu inovar. Por isso, fomos conversar com a maior autoridade da cidade durante o Carnaval: o Rei Momo. Eleito pela segunda vez, o nome da atual majestade da folia carioca é Wilson Dias da Costa Neto. Segundo ele, chegar a uma conquista como essa não é fácil como muita gente pensa. "Me preparei para o concurso com aulas de samba e desenvolvimento cênico, com Aldione Sena, além de aula de samba no pé, conteúdo histórico do Carnaval com o professor Vagner Blanco. É necessária uma grande dedicação."

 

Wilson conta ainda que qualidades como alegria, simpatia, espontaneidade, domínio da arte de samba no pé e uma boa oratória são atribuições imprescindíveis para a eleição. "Além dessas características, acredito que o fato de ter uma vivência de Carnaval desde os 9 anos de idade me ajudou bastante. Meu amor por essa festa só engrandece. A figura do Carnaval representa a galhofa, a alegria e tudo isso me favorece. Sou alegre, feliz e comunicativo. E para mim, ser o monarca da festa é uma sensação inenarrável. Embalo os foliões com muita alegria, em clima de confraternização e paz. Esses sentimentos dão sentido à maior festa popular do Carnaval e do mundo."

 

Ao longo do ano, atuando como promotor de eventos, Wilson diz que na primeira eleição a ficha só caiu depois. "Foi só durante a entrega da chave da cidade, feita pelo prefeito Eduardo Paes, que a ficha caiu de que eu era a majestade do Carnaval. Com uma grande responsabilidade, deixei de ser o folião para ser o responsável por essa grande festa. Para chegar até aqui, me espelhei muito no Reynaldo de Carvalho, o Bola, e também o Alex de Oliveira, que são meus grandes incentivadores por terem as maiores características de um Rei Momo", completa. Agora que você já conhece mais sobre o monarca do nosso Carnaval, confira outros interesses dessa grande figura da cidade.

 

MANDOU BEM:

 

1. Como você traduziria o espírito da cidade?
No Carnaval que todos sejam imbuídos do espírito de paz, confraternizando entre si com muita alegria. Tudo isso, traduz o verdadeiro sentido do Carnaval.

 

2. O que você elegeria como o melhor para o futuro do Rio?
Um Rio sem violência, com mais igualdade. Um Rio mais consciente e espontâneo, que é o mais valioso.

 

3. Quais são os programas que normalmente você mais gosta de fazer?
Atualmente só me dedico à rotina do Rei, pois os compromissos são muitos e preciso estar pronto para todos os convites, atendendo ao máximo de foliões.

 

4. A melhor atração diurna e noturna?
Os ensaios de quadra das escolas de samba, os ensaios de rua das escolas de samba e o grande teste para todas elas. E durante o Carnaval, os blocos que embalam todos os foliões de dia, os desfiles das escolas de samba, o Terreirão do Samba e outros.

 

5. Dos eventos promovidos para a cidade, quais são os que você participa?
O baile oficial da cidade, os desfiles na Marquês de Sapucaí, Graça Aranha, Intendente Magalhães, além de blocos na av. Graça Aranha, coretos, bailes populares, etc.

 

6. Ponto turístico que mais gosta?
A av. Darcy Ribeiro – onde lá acontece o maior espetáculo da terra, os desfiles das escolas de samba. Ali eu vivi emoções incríveis.

 

7. Qual é o seu petisco favorito?
Batata frita.

 

8. Qual é a mania mais comum do carioca com a qual você se identifica?
O fato de todos se falarem, a simpatia e tudo leva isso ao Carnaval, desde um encontro inicial no bar até a roda de amigos, com encontros casuais.

 

9. Onde o Rio é mais Rio?
A Lapa e a Passarela do Samba. Em ambos passam pessoas de várias classes sociais e todos os foliões viram artistas.

 

10. Ser carioca é...
Ser espontâneo, receptivo, feliz, alegre, é ter carioquice no gingado sempre, levando a vida com naturalidade.