“A oportunidade de melhorar o dia a dia do cidadão é o que mais me motiva”

23/02/2015 03:00:00


 

Evandro Teixeira é Fiscal de Atividades Econômicas da Prefeitura do Rio


Todo ano é a mesma coisa: após o Carnaval dizem que "o ano começa". Mas para o nosso destaque da semana na coluna Mandou Bem, essa teoria não se aplica. Isso porque Evandro Mendes Teixeira é um daqueles servidores incansáveis. Essa história começou em 1992, quando atuou em Inspetorias Regionais até chegar ao órgão central, a Coordenação de Licenciamento e Fiscalização, onde realizava análises de pedidos de licenciamento de atividades (alvarás) e ações de fiscalização do funcionamento de estabelecimentos.

 

"Na CLF também recebíamos processos de licenciamento e fiscalização da exibição de publicidade, uso de áreas públicas, realização de eventos, comércio ambulante, etc", relembra Evandro. Porém, desde 2011, com a mudança para a Central 1746, ele passou a atuar no dia a dia da operação do órgão. "Acompanho o atendimento dos operadores e organizo o conteúdo utilizado por eles para a abertura dos chamados que vão aos órgãos municipais, mantendo atualizados os scripts (roteiros de atendimento traduzidos em subtipos, cada um referente a um determinado serviço ou informação)", detalha.

 

Segundo Evandro, fazer parte da administração municipal é motivo de grande satisfação. "Para mim, é uma realização pessoal. A oportunidade de melhorar o dia a dia do cidadão, facilitando a vida de quem solicita serviços ou informações dos órgãos públicos municipais, é o que mais me motiva. Entre os principais desafios estão a classificação e a disponibilização dos chamados, propondo assim reduções de tempo nas respostas." Já em relação ao momento mais marcante em sua trajetória, Evandro não têm dúvidas em destacar dois momentos: "quando li sobre a criação do 1746 no Diário Oficial e, alguns meses depois, fui convidado a integrar o projeto, isso foi muito marcante. Além disso, quando integrei o projeto Alvará Já, que criou o procedimento eletrônico de licenciamento de estabelecimentos, também foi algo muito especial".

 

Agora que você já conhece mais sobre essa grande figura da Central 1746, confira outros interesses do servidor Evandro Teixeira.

 

MANDOU BEM:

 

1. Como você traduziria o espírito da cidade?
De festa, bom humor, esporte e um pouco transgressor.

 

2. O que você elegeria como o melhor para o futuro do Rio?
Integração entre os órgãos para prestação de melhores serviços

 

3. Quais são os programas que normalmente você mais gosta de fazer?
Esporte, cinema e gastronomia.

 

4. A melhor atração diurna e noturna?
Atividades ao ar livre na praia ou clube, e atividades culturais.

 

5. Dos eventos promovidos para a cidade, quais são os que você participa?
Os esportivos.

 

6. Ponto turístico que mais gosta?
Bairros de Ipanema e Leblon.

 

7. Qual é o seu petisco favorito?
Comida natural.

 

8. Qual é a mania mais comum do carioca com a qual você se identifica?
Praia no fim de tarde.

 

9. Onde o Rio é mais Rio?
Ipanema.

 

10. Ser carioca é...
Trabalhar para uma cidade melhor e desfrutar dela.