“Trabalhar na Educação é fazer a diferença na vida das pessoas”

09/03/2015 03:00:00


 

Maria de Nazareth está na Prefeitura do Rio há 40 anos.


Quem manda muito bem na edição desta semana é alguém que viu de perto o desenvolvimento da Educação no Município. Estamos falando da servidora Maria de Nazareth Machado de Vasconcellos. Uma história de 40 anos dentro da Secretaria Municipal de Educação, que vem desde a sala de aula até a Coordenação de Educação, função que ocupa há cinco anos. Concursada como professora de Língua Portuguesa, em duas matrículas (uma já aposentada), Nazareth começou a sua trajetória na Escola Municipal Coelho Neto, onde passou 12 anos.

 

Em seguida, foi convidada a ser coordenadora do 11º DEC (Distrito de Educação e Cultura), que depois tornou-se a 5ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação), antes de chegar à 6ª CRE, que incluía a escola onde tudo começou em Coelho Neto. "Vivi toda essa transição e foi emocionante ir para a 6ª CRE. É a região que inclui Acari, Costa Barros, Coelho Neto, que tem o IDH mais baixo da cidade. Então, foi um desafio enorme e ao mesmo tempo, apesar das dificuldades, algo muito prazeroso. Acredito que para trabalhar em Educação temos que gostar e acreditar muito no que fazemos. É algo que faz uma diferença positiva na vida de crianças e jovens. Ainda mais em uma região como essa onde, se não fosse o poder público, não haveria como elas estudarem", conta ela.

 

Hoje, atuando como Coordenadora de Educação, Nazareth conta que é responsável pelas questões pedagógicas da rede, incluindo os cadernos pedagógicos e as provas bimestrais, além de ouvir ainda os professores da rede. Já em relação às melhores memórias de sua trajetória, Nazareth lembra com emoção como foi ser indicada à Coordenação da 6ª CRE. "Na época, a professora e secretária Claudia Costin visitou todas as CRES. E na ida à 6ª CRE, ela anunciou diante de todos os diretores presentes que eu seria a coordenadora. Cheguei a chorar de emoção, pois ela me indicou baseada em minhas referências e sem me conhecer pessoalmente. Aliás, essa é uma característica que me deixa muito feliz aqui na SME: são professores de carreira que ocupam os cargos de gestão, ou seja, pessoas que conhecem por dentro a secretaria, desde a sala de aula. E isso faz toda a diferença". Agora que você conhece um pouco mais sobre esse grande destaque da SME, saiba outros interesses da servidora Maria de Nazareth.

 

MANDOU BEM:

 

1. Como você traduziria o espírito da cidade?
Alegria, otimismo e dinamismo

 

2. O que você elegeria como o melhor para o futuro do Rio?
Como professora, que todas as crianças da rede pública tenham uma aprendizagem efetiva, vitoriosa

 

3. Quais são os programas que normalmente você mais gosta de fazer?
Cinema. Atualmente conheço todos os filmes infantis e adolescentes em função dos meus netos. Também gosto muito de ler. Aproveito para indicar um do Piaget que estou lendo: Para Onde Vai a Educação.

 

4. A melhor atração diurna e noturna?
Caminhar na Lagoa e cinema.

 

5. Dos eventos promovidos para a cidade, quais são os que você participa?
Gosto muito do Carnaval. Costumo ir aos bailes de blocos com meus filhos e netos.

 

6. Ponto turístico que mais gosta?
Pão de Açúcar.

 

7. Qual é o seu petisco favorito?
Prefiro os doces (risos). Gosto muito de sorvete e da Torta e Cia.

 

8. Qual é a mania mais comum do carioca com a qual você se identifica?
A descontração.

 

9. Onde o Rio é mais Rio?
No convívio com a natureza. Estar ao ar livre permanentemente é maravilhoso.

 

10. Ser carioca é....
Estar de bem com a vida.