“Fiz da COMLURB minha universidade da vida”

15/06/2015 03:00:00


 

 

A COMLURB, uma das 5 melhores empresas de limpeza urbana do hemisfério sul, acaba de completar 40 anos. Sempre de prontidão para trabalhar pela cidade. E não é só varrendo e lavando os logradouros e fazendo coleta de lixo dos seus bairros no dia a dia, mas agindo em eventos maiores, como a retirada de concreto tombado nas vias por caminhões, desobstruindo espaços onde acontecem quedas de árvore, fazendo uma limpeza de porte em caso de incêndios, reciclagem, coleta seletiva e muito mais. 

 

Na procura de um personagem que mais se identificasse com a COMLURB, o Portal do Servidor foi ao encontro de um dos seus funcionários mais antigos: o Ailton Alves de Souza, que muito representa na trajetória da sua empresa.

 

Airton Alves de Souza, gerente de departamento da Gerência São Cristóvão da COMLURB com o livro comemorativo dos 40 anos 


Forte, alto e cheio de disposição, Airton Alves de Souza, que começou como gari limpando as ruas da cidade, chega aos 65 anos proativo e eficiente, é líder de uma equipe que preza muito e cheio de orgulho pela casa da qual faz parte. "Fiz da COMLURB minha universidade da vida", fala esse funcionário, orgulhoso de sua experiência e de poder participar da evolução da empresa ao longo de seus 40 anos. "Sou mais velho que a COMLURB. Ela acaba de fazer 40 anos e eu, em setembro, faço 42 em limpeza urbana", complementa ele, que em 1973 iniciou a sua careira como técnico de limpeza urbana varrendo logradouros de Botafogo. Primeiro na SURSAN (Superintendência de Limpeza Urbana, depois na CELURB (Companhia Estadual de Limpeza Urbana), e em 1975 na COMLURB, "que assumiu todos os funcionários, inclusive eu."

 

Nesses anos todos, Ailton pode acompanhar como a COMLURB mudou e como ele cresceu com ela através das administrações que trouxeram novas metodologias de serviços, como a era digital para o setor administrativo, proporcionando assim, a medição e o controle de resultados, a inclusão de carros-pipa e maior treinamento para a mão de obra direta. "Atualmente, a empresa tem um efetivo 24 horas com turnos de serviços para varrição e coleta domiciliar e um serviço de gerenciamento especial, o SGE, que atua em qualquer emergência. É o nosso ‘Topa-Tudo' sempre de plantão. E a gente ainda conta com o olhar 24h do COR , Centro de Operações Rio, para nos solicitar a qualquer hora."

 

 


"A cidade sem a COMLURB é o mesmo que
um paciente que vai para o CTI e não sai mais."
Ailton Alves de Souza


 

 

Agradecido pela COMLURB ter criado em 1994 um Plano de Saúde para os seus empregados e dependentes, Ailton considera que esta ação foi um dos maiores gols que o RH marcou. "Nós vibramos", exclama ele, que considera a empresa uma das que melhor paga em todo país. "É o maior salário de gari entre 8 capitais, fora os benefícios", acrescenta.

 

De uma época em que se recrutava a laço a população para trabalhar na limpeza da cidade na Central do Brasil, através de kombis, Ailton também foi fundador do serviço de lavagem hidráulica das ruas e calçadas, que aprendeu treinando com espanhóis, segundo ele. E ainda conta com a experiência de ter vivido momentos decisivos em sua profissão, quando enfrentou o temporal de 1994. "Uma das maiores turbulências de água que eu assisti descendo pela Avenida Niemeyer", conta.

 

Livro comemorativo dos 40 anos da COMLURB


Hoje, ele faz parte de uma gerência descentralizada da Diretoria Sul, que pega de Copacabana a São Cristóvão. Bairro este que ele tem o maior orgulho de cuidar com a sua equipe. "Não é por nada não, mas o nosso trabalho é impecável neste bairro imperial. A gente utiliza 28 mil litros de água de reuso e 60 litros de desinfetante por mês para a limpeza do entorno da Quinta e do Centro de Tradições Nordestinas." Com apenas o 2º grau completo, Ailton tem orgulho de ter feito da COMLURB a sua grande escola. E mais: de estar deixando uma geração como legado, seus 2 filhos, que também trabalham na empresa.

 

"Tenho a felicidade de trabalhar até hoje em uma empresa que cresce com produtividade, comprometimento e eficiência, sem perder o espírito de família. Pra mim, a COMLURB tem mesmo é o dom de encantar nas ruas como o meu Salgueiro tem de encantar na passarela", conclui com humor.


Imagens relacionadas: