“Fazer parte do desenvolvimento das pessoas é muito gratificante”

24/08/2015 03:00:00


 

Janaína Gonçalves é servidora municipal há 11 anos
Nesta semana, a nossa personagem que manda muito bem é a Janaína Vieira Chaves Gonçalves. Assistente Social da Secretaria Municipal de Habitação, ela ingressou na Prefeitura do Rio há 11 anos. Começou a sua trajetória após aprovada em concurso e convocada em 2004. Passou pela Secretaria Municipal de Saúde, depois pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, até que, desde 2011, faz parte da Secretaria Municipal de Habitação.
 
Hoje, Janaína integra a Gerência Técnico Social do órgão, onde atua com base no CASS (Cidade Nova), porém com muitas saídas externas. A maioria delas para atender ao público do Bairro Carioca, que fica em Triagem/Benfica, e já conta com mais de 2.000 famílias. Ou seja, um desafio enorme, como a própria Janaína conta: "lá realizamos um acolhimento às pessoas oriundas de comunidades e que passam a viver nos condomínios do programa. É um trabalho que começa do zero, pois essas pessoas não pagavam contas de luz, água, não conhecem os deveres e direitos de se viver em um condomínio, enfim, elas precisam de um suporte grande para compreender essa nova etapa. Nós tiramos o CNPJ, organizamos o condomínio, apresentamos a necessidade e a função de um síndico, as regras para utilização das áreas em comum, entre outras coisas. É um desafio enorme, pois lá são mais de 10.000 pessoas vivendo de uma forma completamente nova".  
 
Vale destacar que o trabalho da SMH é parte de uma força-tarefa de variados órgãos da prefeitura. A SME contribui no apoio às escolas da região que ganham essa nova demanda de alunos, a SMS com o reforço das Clínicas da Família, a SMEL que promove ações esportivas que evitam tempo ocioso dos jovens, a Comlurb com seu trabalho de conscientização, além de plantões específicos que passam diversas informações e prestam serviço aos moradores. Além disso, ainda são propostos cursos de empreendedorismo para ajudar àqueles que buscam novas oportunidades profissionais, cursos sobre meio ambiente e bens patrimoniais. Janaína conta que esse trabalho representa um aprendizado novo a cada dia.
 
"Você lida com famílias, com o social e conhece as mais diferentes histórias de vida. Não há uma rotina fixa. As dificuldades existem, claro, mas fazer parte do desenvolvimento das pessoas é muito gratificante. Ver que pessoas não tinham esgoto, saneamento, que não tinham dignidade e conseguem mudar essa situação é algo maravilhoso. Certa vez, em uma reunião de condomínio, havia muita gritaria e discordância até que uma senhora levantou e disse muito emocionada que finalmente ela tinha um endereço. Que não precisaria mais dizer que morava embaixo do viaduto, que agora tinha nome da sua rua, número do prédio e do apartamento. Ela disse que passou a ter uma identidade, e que aquilo era de todos eles e os mesmos deveriam zelar por isso. Isso causou uma reflexão instantânea em todos e a gritaria deu lugar ao consenso. É maravilhoso presenciar histórias como essas", conclui a nossa destaque da SMH. Agora, descubra outros interesses da Janaína Gonçalves, a nossa Mandou Bem da semana.
 
MANDOU BEM:
 
1- Como você traduziria o espírito da cidade?
Sempre de braços abertos, muito alegre.
 
2- O que você elegeria como o melhor para o futuro do Rio?
O legado da Copa do Mundo e da Rio 2016 já estão trazendo mudanças muito boas nos Transportes. Quando se imaginou ir do aeroporto à Zona Oeste em um único ônibus?
 
3- Quais são os programas que normalmente você mais gosta de fazer?
Praia, cinema e espaços da prefeitura, como o Parque Madureira e a Lagoa.
 
4- A melhor atração diurna e noturna.
Lagoa de dia e à noite um bom restaurante.
 
5- Dos eventos promovidos para a cidade, quais são os que você participa?
Carnaval! Vou sempre com meu marido.
 
6- Ponto turístico que mais gosta?
Pão de Açúcar.
 
7- Qual é o seu petisco favorito?
Frango a passarinho.
 
8- Qual é a mania mais comum do carioca com a qual você se identifica?
Fazer caminhadas.
 
9- Onde o Rio é mais Rio.
Acho que o carioca faz a cara do Rio onde estiver. Seja em Madureira, no samba, ou em um grande evento, em Copacabana.
 
10- Ser carioca é ...
Ser gente boa!