“Ajudar alunos a realizarem o sonho de concluir os estudos é minha maior motivação”

31/08/2015 03:00:00


 

Margarete de Oliveira Nascimento é servidora municipal desde 1985.


Quem manda muito bem nesta semana é a professora Margarete de Oliveira Nascimento, da SME. Hoje integrante da equipe da equipe da Gerência de Educação de Jovens e Adultos (GEJA), como professora de Inglês no ensino presencial e na Educação à Distância no Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos (CREJA), Margarete tem diversas experiências no currículo. Já atuou na 9ª CRE como professora e diretora adjunta de duas escolas, passou pela Escola Municipal Jônatas Serrano, em Campo Grande, pela Escola Municipal Alba Canizares do Nascimento, em Inhoaíba, onde lecionou por mais de 20 anos e, junto com os alunos do Grêmio, criou o primeiro blog de escola da Prefeitura, o Blogrêmio. 

 

Além disso, nestes 30 anos de prefeitura, Margarete fez parte da Escola Municipal Jair Tavares de Oliveira e pela Escola Municipal Paulo Silva, também da 9ª CRE, como professora de inglês e Coordenadora Pedagógica, além de ser Diretora Adjunta do CIEP Prof. Darcy Ribeiro e da Escola Municipal Belisário Pena. Tudo isso antes de trabalhar com jovens e adultos. "Só no ano de 2000, comecei a lecionar no Programa de Educação de Jovens e Adultos e me apaixonei por esta modalidade de ensino". Segundo ela, uma oportunidade muito gratificante pelo que gera.

 

"Como sou responsável pela formação dos professores de Línguas Estrangeiras no PEJA (inglês, francês e espanhol), tenho a oportunidade de aprender com os colegas e a trocar experiências bem sucedidas. Como professora, o desafio é alcançar o máximo de pessoas que não tiveram a chance de concluir o Ensino Fundamental. Com a Educação a Distância estamos conseguindo ajudar pessoas que não têm tempo ou condições de frequentar uma escola regularmente e concluir o Ensino Fundamental. É muito bom poder prestar um serviço de qualidade para a parcela menos favorecida da população da nossa cidade. Pude acompanhar muitas histórias de sucesso durante este tempo. Minha maior motivação é ajudar os alunos a realizarem o sonho de retornar à escola e concluir os estudos".

 

Entre as muitas histórias marcantes que já viveu nesta trajetória, Margarete destaca uma aluna que estudou inglês com ela e hoje vive em Londres, além de outro aluno que estudou sempre em escolas públicas e foi aprovado em primeiro lugar para Engenharia de Alimentos na UNICAMP. "É a certeza de que tudo valeu a pena", destaca orgulhosa. Porém, outra passagem também a marcou: a seleção para participar do Programa de Desenvolvimento para Professores de Inglês, promovido pela CAPES em parceria com o Governo Americano e a Fundação Fulbright.

 

"Este programa teve como objetivo capacitar professores de Língua Inglesa da educação básica de escolas da rede pública de ensino e estreitar as relações bilaterais entre Brasil e Estados Unidos, com atividades acadêmicas e culturais. Fui selecionada juntamente com mais 26 professores de inglês de todo o Estado, para a Universidade da Carolina do Norte, na cidade de Charlotte. Foi uma das experiências mais incríveis da minha vida profissional. Além das aulas diárias sobre técnicas de ensino da língua inglesa, participamos de várias atividades culturais. Ainda fomos recebidos na Secretaria de Educação da cidade e assistimos a uma apresentação sobre o sistema de ensino de lá. Nesta ocasião, pude falar sobre a nossa rede de escolas e sobre o trabalho desenvolvido aqui na cidade do Rio. Nosso grupo recebeu uma avaliação muito positiva dos professores americanos e tivemos a felicidade de constatar que temos profissionais muito bem preparados para o ensino do inglês". Que história, não? Agora conheça outros interesses desta grande destaque da SME.

 

MANDOU BEM:

 

1- Como você traduziria o espírito da cidade?
Alegria, leveza e garra.

 

2- O que você elegeria como o melhor para o futuro do Rio?
A educação nas escolas públicas.

 

3- Quais são os programas que normalmente você mais gosta de fazer?
Ir ao cinema, visitar bibliotecas e livrarias, caminhar na Lagoa e fazer trilhas na Floresta da Tijuca. Ah, viajar muito!

 

4- A melhor atração diurna e noturna
Sempre a paisagem da cidade. De dia é estonteante, à noite é apaixonante.

 

5- Dos eventos promovidos para a cidade, quais são os que você participa?
Um evento inesquecível é a queima de fogos em Copacabana. É muito bonito ver pessoas da cidade e do mundo inteiro celebrando o novo ano. A necessidade de comunicação com os visitantes estrangeiros nos alerta para a importância do aprendizado das línguas estrangeiras. Com os eventos internacionais promovidos pela nossa cidade, como as Olimpíadas em 2016, essa necessidade é ainda maior. O Rio de Janeiro, definitivamente, entrou para o roteiro turístico mundial.

 

6- Ponto turístico que mais gosta
São tantos! Mas os que lembro primeiro são a Floresta da Tijuca, o Teatro Municipal, a Biblioteca Nacional e a Catedral Presbiteriana do Rio, de arquitetura neogótica. Belíssima construção. Outro local desconhecido da maioria dos cariocas são as cachoeiras do Parque do Mendanha. Vale a pena conhecer!

 

7- Qual é o seu petisco favorito?
Frutos do mar, principalmente a casquinha de siri servida nos restaurantes das tias de Barra de Guaratiba.

 

8- Qual é a mania mais comum do carioca com a qual você se identifica?
Ser apaixonada pela cidade. Qual carioca não é?

 

9- Onde o Rio é mais Rio.
O Rio é mais Rio na murada da Urca.

 

10- Ser carioca é ...
ser extrovertido e amar essa cidade.