“É gratificante trazer um retorno ao Município com o trabalho”

21/09/2015 03:00:00


Rafael Gaspar é servidor municipal há quatro anos

 

O nosso personagem que manda muito bem nesta semana é da Secretaria Municipal de Fazenda. Estamos falando do Fiscal de Rendas Rafael Gaspar Rodrigues. Ele manda bem não só em sua rotina na equipe da Subsecretaria de Tributação e Fiscalização — Coordenadoria do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza e Taxas (F/SUBTF/CIS) —, como também fora da prefeitura. Afinal, no último SENAM (Seminário Nacional de Melhores Práticas e Propostas de Gestão da Arrecadação e do Gasto Municipal), realizado em São Paulo, Rafael conquistou o terceiro lugar com o seu trabalho apresentado sobre a tributação dos serviços relacionados à exploração de petróleo. O artigo pretende estudar esses contratos, bases de cálculo, e local de recolhimento do tributo.

 

"Terminei a minha graduação em Direito em julho. E como o tema do seminário era o mesmo, adaptei a monografia para o formato pedido para submeter. Fiquei muito feliz com o resultado, eu não tinha nenhuma expectativa em relação ao prêmio", destaca. Com pouco mais de 30 anos, Rafael já acumula no currículo, além do diploma em Direito, também o de Engenharia. "Me formei e fiz mestrado na área, mas não gostava de trabalhar com Engenharia. Meus amigos começaram a estudar para alguns concursos e decidi também buscar outras oportunidades. Primeiro passei para Fiscal de Rendas em São Paulo e, assim que abriram inscrições para o Rio, me inscrevi e fui aprovado. Entrei no início de 2011, quando também comecei a graduação em Direito na UERJ."

 

Rafael conta ainda que o trabalho diário é algo que traz muita satisfação pelo seu resultado. "Atuar na fiscalização de tributos é algo complexo. É preciso entender cada realidade de tributação do contribuinte e suas atividades para cobrar o que é devido. Por isso mesmo é uma atividade que traz muitos desafios. E isso é prazeroso.É gratificante trazer um retorno ao município com o trabalho. Em todo fim de operação, que pode durar de um mês a um ano (em casos mais complexos), a energia se renova. Nossa equipe produz um trabalho coletivo, que é fruto de muitas discussões internas. Principalmente com o Ricardo Roberto, que também é fiscal, e com o nosso gerente, Marco Antônio. Ambos com muita experiência na área", completa Rafael. Agora que você já conhece um pouco mais deste destaque da Secretaria Municipal de Fazenda, conheça outros interesses do Rafael Gaspar:

 

 

MANDOU BEM:

 

1 - Como você traduziria o espírito da cidade?

Leve e tranquilo.

 

O que você elegeria como o melhor para o futuro do Rio?

Com o fim das obras, acredito que o Transporte irá melhorar muito.

 

3 - Quais são os programas que normalmente você mais gosta de fazer?

Sair com os amigos, minha filha, minha família.

 

4 - A melhor atração diurna e noturna

Diurna: praia da Barra. Noturna, costumo ir ao Outback.

 

5Dos eventos promovidos para a cidade, quais são os que você participa?

Carnaval. Já assisti algumas vezes no Sambódromo.

 

Ponto turístico que mais gosta

A praia!

 

Qual é o seu petisco favorito?

Batata frita com queijo e bacon.

 

Qual é a mania mais comum do carioca com a qual você se identifica?

Falar com os braços, encostar nas pessoas.

 

 Onde o Rio é mais Rio.

Na praia.

 

10 Ser carioca é...

Levar a vida com tranquilidade.