“Me orgulha fazer parte da história da administração pública da cidade”

28/09/2015 03:00:00


Raquel de Sant'Ana Moreira,
diretora da administração setorial da SMA,
com 15 anos  de município

Formada em administração pela UERJ, com pós-graduação em Gestão Estratégica e  Qualidade pela Cândido Mendes, Raquel é aquela servidora que a gente pode dizer que tem um currículo e tanto. Sempre focado na administração pública.

No município desde 2000, Raquel entrou pela Secretaria de Saúde. Nessa época,  trabalhava com estatísticas acompanhando o censo hospitalar e as regulações de Saúde, entre outras funções. Cinco anos depois, quando o Sistema Municipal de Administração foi criado, passou a atuar na área de Gestão Institucional com modelagem de processos. E no momento que o seu setor foi remanejado para a CGM, como Coordenaria de Integração de  Processos, Raquel foi junto, ficando na Controladoria de 2006 a 2008. Daí, Raquel Sant'Ana parou só um pouquinho, por uma causa que não poderia ser mais nobre: o nascimento de sua filha. Porém, tão logo acabou a licença, ela retomou a carreira,  desta vez, voltando para a SMA, onde passou a exercer atividades de gestão de pessoas na Coordenadoria de Recursos Humanos. Ou seja, continuando a diversificar e enriquecer o seu currículo.

 

Em 2013, a servidora foi nomeada assessora na Coordenadoria de Infraestrutura e Logística e participou do Projeto de Gestão Estratégica de Compras. E em agosto de 2015, conquistou mais um upgrade: assumiu a diretoria da administração setorial da SMA. Hoje, Raquel planeja, coordena e controla as atividades relativas ao RH, gerencia outras de administração de contratos e convênios, e da infraestrutura e logística, documenta, analisa e controla despesas. E mais, elabora e monitora indicadores gerenciais e integra as ações administrativas da Secretaria.

 

 


"É muito gratificante poder atuar na área
que escolhi por vocação." 

Raquel de Sant'Ana


 

 

Exercer na prática o conhecimento que adquiriu ao longo dos anos e propor soluções  para questões complexas e urgentes lhe proporciona um grande prazer. "Ao otimizar  recursos, eu sempre procuro gerenciar pessoas de forma a não comprometer a qualidade do serviço prestado." Para a administradora, trabalhar nos três subsistemas que integram a SMA, faz com que venha tendo a prerrogativa de captar uma valiosa experiência. "Estar hoje no RH consolida um ciclo de conhecimentos que poderei levar  para qualquer órgão da prefeitura", afirma confiante.

 

A carreira de Raquel Sant'Ana até aqui, é só motivo de orgulho. "Ver o esforço do meu  trabalho como servidora de carreira ser reconhecido pela Administração e ainda  contribuir de alguma forma em prol da cidade e o bem estar social das pessoas que  vivem aqui, é muito bom", declara a servidora, fazendo questão de cooperar para o  melhor atendimento de todos. "Me orgulha fazer parte da história da administração pública da cidade."

 

Uma administradora que alia vocação tão bem com o seu currículo profissional, vale a pena conhecer.

 

Mandou Bem

 

1. Como você traduziria o espírito da cidade?

Exuberante e amistoso.

 

2. O que você elegeria como o melhor para o futuro do Rio?

Garantir as ações preconizadas nos projetos voltados para o bem estar social, como saúde e educação.

 

3. Quais são os programas que normalmente você mais gosta de fazer?

Passeios ao ar livre: como praia, aterro do Flamengo e Lagoa Rodrigo de Freitas, além de teatro e shows.

 

4. A melhor atração diurna e noturna? 

Diurna: praia.

Noturna: Lapa.

 

5. Dos eventos promovidos para a cidade, quais são os que você participa?

Réveillon e blocos de Carnaval.

 

6. Ponto turístico que mais gosta?

Enseada de Botafogo.

 

7. Qual é o seu petisco favorito?

Bolinho de feijoada.

 

8. Qual é a mania mais comum do carioca com a qual você se identifica?

Quando o tempo está bom, sinalizar que vai dar praia do dia seguinte. 

 

9. Onde o Rio é mais Rio?

Nas orlas das praias.

 

10. Ser carioca é...

Ter o privilégio de poder assistir e aplaudir o sol nascer na cidade mais linda do mundo.