“Para trabalhar no RH tem que respeitar o outro, saber ouvir, aconselhar, direcionar, estimular”

19/10/2015 04:00:00


 

Samantha Magalhães é servidora municipal desde 1995

Nesta semana, quem manda muito bem aqui no Portal do Servidor é uma funcionária da IplanRio. Estamos falando da Samantha Magalhães de Barros Carlos, servidora municipal há 20 anos. Sua história começou após aprovação no concurso de 1995, quando passou a integrar a Coordenadoria de Informática da SMA, até março de 2011. Depois, tornou-se Assessora da Diretoria de Operações de Tecnologia da Informação já na IplanRio, onde atuou até dezembro de 2012.

 

Desde então, Samantha é Gerente de Administração de Pessoas do órgão. Segundo ela, essa é uma função que traz muito prazer pelo envolvimento que existe com as pessoas. "Para trabalhar nos Recursos Humanos tem que gostar de "gente", de se relacionar. Tem que respeitar o outro, saber ouvir, aconselhar, direcionar, estimular. Há algum tempo a área de RH vem sendo objeto de uma profunda transformação de conceitos e nomenclaturas, na qual Recursos Humanos passou a ser chamado de Gestão de Pessoas e o empregado/servidor considerado colaborador. Realizar esta tarefa é um desafio diário, que me impõe a utilização de técnicas aperfeiçoadas no recém-concluído MBA em Gestão de Pessoas na FGV. Porém, somente a técnica não é suficiente para o bom desempenho da função. Preciso fazer uso, também, da sensibilidade, que requer a compreensão daqueles com os quais dialogo diariamente na GAP, na busca da solução de seus problemas, que muitas vezes exorbitam a esfera funcional".

 

E a história de Samantha com o serviço público começou já há algum tempo. Mais especificamente ainda na adolescência. "Com 15 anos de idade ingressei no Banco do Brasil como menor aprendiz e, aos 18 anos, no Município do Rio de Janeiro, por meio de concurso, para o cargo de Agente de Administração. Adoro fazer parte da administração pública e saber que de alguma forma contribuo para o desenvolvimento da cidade, ainda que indiretamente. Esta é a maior motivação para minha dedicação e profissionalismo. Cursei 2 faculdades – Administração e Direito, e um MBA em busca de aperfeiçoamento profissional dentro da PCRJ".

 

Antes de finalizar, Samantha aproveita ainda para lembrar daqueles que a ajudaram nestes 20 anos. "Gostaria de agradecer a todas as pessoas com quem trabalhei na SMA, a "casa" que me acolheu aos 18 anos de idade e permaneci por 16 anos. Mesmo distante fisicamente, sou acolhida com carinho até hoje! Em especial, agradeço ao Paulo Roque, primeiro chefe que me direcionou, orientou, me deu oportunidades de investimento na vida profissional e acadêmica. Um sujeito generoso, compreensivo, amigo e que valoriza o ser humano - quem teve a oportunidade de trabalhar com ele sabe do que estou falando. Também não posso deixar de agradecer a minha equipe atual, que me recebeu com muito carinho e respeito desde o meu primeiro dia na GAP, acreditando que juntos poderíamos enfrentar o desafio diário de um trabalho que só faz crescer e se aperfeiçoar. Hoje me sinto realizada por ter conseguido alinhar oportunidade e mudança, bem como por ter dado um rumo na minha carreira profissional, voltado à área de gestão de pessoas, levando na bagagem o conhecimento de informática". Agora conheça um pouco mais sobre este destaque da IplanRio:

 

MANDOU BEM:

 

1. Como você traduziria o espírito da cidade?
Jovem, autêntico, "lugar de gente boa".

 

2. O que você elegeria como o melhor para o futuro do Rio?
Educação sempre! Educação em casa, na escola, por meio do esporte. Educação do cidadão!

 

3. Quais são os programas que normalmente você mais gosta de fazer?
Cinema, teatro e parques ao ar livre.

 

4. A melhor atração diurna e noturna?
Diurna: Lagoa Rodrigo de Freitas. Noturna: adoro ir às praias da Zona Sul no fim de tarde/noite.

 

5. Dos eventos promovidos para a cidade, quais são os que você participa?
Maracanã, Marquês de Sapucaí/Carnaval.

 

6. Ponto turístico que mais gosta?
Lagoa Rodrigo de Freitas e a Enseada de Botafogo.

 

7. Qual é o seu petisco favorito?
Todos os tipos de queijos.

 

8. Qual é a mania mais comum do carioca com a qual você se identifica?
Uma boa roda de samba.

 

9. Onde o Rio é mais Rio?
Na orla de Copa, na Marquês de Sapucaí, nos "Fla x Flu" do Maracanã e nas brincadeiras de rua dos subúrbios cariocas.

 

10. Ser carioca é....
Ser otimista!