Da educação ao serviço social, uma servidora realizada

26/08/2015 09:00:00


 

Nadia Caetano Ribeiro, Assistente Social
e Coordenadora da 7ª Coordenadoria de
Desenvolvimento Social da SMDS

 

Desde 1984 na prefeitura, Nadia Caetano começou sua carreira como professora de educação infantil na rede escolar do município em escolas como a de Costa Barros e Barra. Em seguida, prestou concurso público, foi chamada e passou e a exercer sua função de assistente social na SMDS em 1987, na Coordenadoria de Irajá. "Comecei no Plantão Social no atendimento direto à população de áreas de risco e moradores do entorno de Irajá, Cascadura e Vicente de Carvalho", conta Nadia, que não demorou muito, passou por seu primeiro desafio: as enchentes de 88 que assolaram a cidade. "Foi uma experiência bem marcante que me levou a trabalhar diretamente com muitas famílias desabrigadas que precisavam ser acolhidas diante da catástrofe."

 

Sete anos depois, Nadia foi transferida para Vila Isabel (1994) onde assumiu o cargo de Coordenadora Regional. E daí, foi ser assessora da Coordenadoria de Programas Sociais no Órgão Central, logo depois assumindo a Coordenação Geral de Programas Sociais.

 

Nadia Caetano também faz questão de destacar sua participação como conselheira do Conselho Municipal de Assistência Social num período extenso, perpassando por três gestões, sendo Presidente na gestão 2002/2004.

 

Depois de um breve período (2007 a 2009) desenvolvendo atividades na SMA, como Coordenadora de Recrutamento e Seleção, ao trabalhar na organização dos concursos públicos, a assistente social voltou com a carga toda à sua função, dessa vez como Coordenadora da 7ª Coordenadoria de Desenvolvimento de Jacarepaguá. Foi quando Nadia encarou seu segundo grande desafio. Mais uma vez provocado por uma nova enchente que castigou a cidade, agora no mesmo bairro onde ela atuava: Jacarepaguá. "Pude me dedicar ao acolhimento emergencial das famílias, à organização dos abrigos e ao processo da inclusão da população local no Programa Minha Casa Minha Vida", relata.

 

Feliz com a sua carreira de servidora municipal, Nadia coloca: "ter a possibilidade de coordenar equipes de trabalho buscando a sinergia para o crescimento e o compromisso dos servidores, me dá muito orgulho. Principalmente quando consigo fazer essas equipes trabalharem integradas para assegurarem às famílias moradoras da cidade seus direitos sociais." O maior desafio de Nádia como assistente social.

 

Segundo ela, sua escolha pela profissão foi inspirada pelo desejo de buscar a melhoria da qualidade de vida das pessoas e a inclusão social das famílias moradoras da cidade em situação de vulnerabilidade. O que Nadia exercita ao atuar também na abordagem social da população de rua e no seu encaminhamento para as unidades de reinserção social.

 

"Ser assistente social do município é uma realização para mim, por ter a possibilidade de participar de Programas Sociais que têm como objetivo a inclusão de famílias e indivíduos no sistema de proteção social e nos serviços públicos, conforme suas necessidades. E assim poder contribuir para o fortalecimento efetivo da família no desempenho de sua função protetiva aos seus membros", conclui Nadia Caetano Ribeiro.

 

MANDOU BEM:

 

1. Como você traduziria o espírito da cidade?
Alegre, descontraído e acolhedor.

 

2. O que você elegeria como o melhor para o futuro do Rio?
A redução da desigualdade social.

 

3. Quais são os programas que normalmente você mais gosta de fazer?
Muita praia com filtro solar 50!

 

4. A melhor atração diurna e noturna?
A diurna é a praia. A noturna é assistir a shows e ir ao teatro.

 

5. Dos eventos promovidos para a cidade, quais são os que você participa?
Do Carnaval no Sambódromo e o Réveillon em Copacabana.

 

6. Ponto turístico que mais gosta?
O Cristo Redentor.

 

7. Qual é o seu petisco favorito?
Pastel de camarão.

 

8. Qual é a mania mais comum do carioca com a qual você se identifica?
Ir à praia.

 

9. Onde o Rio é mais Rio?
Nas praias, nos barzinhos, na Lagoa.

 

10. Ser carioca é...
Sorrir a cada manhã de sol.