Um guarda que faz a diferença com a farda da corporação, e também com outro uniforme

14/12/2015 04:00:00


 

Marlon Lima em ação com outro uniforme, o de Papai Noel, e nas hortas comunitárias


O personagem da Prefeitura do Rio que manda muito bem nesta edição é o subinspetor da GM-Rio Marlon Cesar Correa de Lima. E isso se dá por dois motivos: primeiro pelo seu trabalho como Comandante da 12ª Inspetoria (Ilha do Governador) e, segundo, por uma ação voluntária que tem tudo a ver com o Natal. Antes de contar sobre esse projeto, vamos falar um pouco sobre a trajetória de Marlon. Já são 24 anos atuando na Guarda Municipal. E antes de assumir esse desafio, ele liderou a base da unidade de outra ilha da cidade, a de Paquetá.

 

Marlon conta que a satisfação em fazer parte da corporação passa pelo fato de estar próximo às pessoas. "Das minhas atribuições, a que mais me dá prazer é o convívio com o público e obter através de ações, em conjunto com membros das comunidades e órgãos públicos, soluções para os problemas que afligem nossa sociedade. E o maior desafio é desenvolver nos nossos guardas a postura de Agentes de Educação Cidadã, sendo assim capazes de atenderem aos cidadãos em suas necessidades. Sobretudo sendo conscientes da importância das ações de segurança pública, de verdadeiros zeladores da ordem e promotores de qualidade de vida. No meu entendimento, servir à população é ser o elo entre o cidadão e os órgãos públicos na busca da solução dos problemas da cidade. Me motiva contribuir efetivamente na melhoria da qualidade de vida da população e oferecer o melhor serviço."

 

Já falando sobre a ação voluntária de Marlon, é algo que já acontece há 15 anos. Ele se fantasia de Papai Noel para a festa de fim de ano das crianças da instituição Preventório Rainha Dona Amélia, em Paquetá, e distribui presentes às crianças entre 3 e 12 anos. Lá é realizado um trabalho de assistência a cerca de 150 crianças em situação de vulnerabilidade e risco social. "Essas ações surgiram da ausência de atividades voltadas para as crianças da comunidade de Paquetá. Então, buscamos agregar valores morais e cívicos, priorizando conceitos de disciplina e solidariedade. Os projetos que desenvolvemos com as crianças significam uma singela, mas significativa, contribuição na formação dos nossos futuros cidadãos cariocas", destaca.

 

E como não poderia deixar de ser, entre as memórias mais marcantes em sua trajetória, uma delas tem ligação direta com as crianças. "Para mim, o dia mais aguardado do ano é quando visto a fantasia do bom velhinho e distribuo presentes às crianças. Na verdade, recebo mais presentes do que distribuo, porque a cada presente, recebo um abraço sincero e afetuoso acompanhado de um beijo com amor verdadeiro. Revigora-me as forças para os próximos 365 dias. Também foi marcante, em 2009, a Implantação da Horta Comunitária em Paquetá. As crianças participaram ativamente do plantio, dos cuidados diários e da colheita dos legumes e verduras, como alface, cenouras, abóboras, couve etc. Foram coletados em torno de 800 hortaliças, que foram doados à instituição Rainha Dona Amélia para enriquecer a alimentação das crianças. Foi uma forma de fomentar a consciência ecológica, pois todos os canteiros eram cercados de garrafas pet e as placas confeccionadas com embalagens tetrapak. Também cultivávamos plantas medicinais, que eram doados ao hospital municipal Artur Villaboim, para suprir a necessidade do setor fitoterápico. As nossas crianças deram uma demonstração de que, se cultivado o espirito de cooperação e respeito com o meio ambiente, teremos um futuro melhor". Agora saiba mais sobre esse grande destaque da GM-Rio.

 

MANDOU BEM:

 

1. Como você traduziria o espírito da cidade?
Espirito coletivo, onde todos, independentemente das classes sociais, convivam e aproveitem as maravilhas que a cidade oferece. O Rio é para todos!

 

2. O que você elegeria como o melhor para o futuro do Rio?
Uma cidade com menos desigualdades e encantando cada vez mais turistas do mundo.

 

3. Quais são os programas que normalmente você mais gosta de fazer?
Praia, cinemas e eventos infantis.

 

4. A melhor atração diurna e noturna?
Diurna: as nossas belas praias, e noturna, bares e restaurantes .

 

5. Dos eventos promovidos para a cidade, quais são os que você participa?
Rock in Rio, Réveillon e Carnaval.

 

6. Ponto turístico que mais gosta?
Pão de Açúcar.

 

7. Qual é o seu petisco favorito?
Queijo provolone à milanesa.

 

8. Qual é a mania mais comum do carioca com a qual você se identifica?
Um happy hour regado de chopp gelado e bate papo bem humorado.

 

9. Onde o Rio é mais Rio?
Certamente na praia, onde temos o mais democrático espaço da cidade.

 

10. Ser carioca é...
Ter absoluta certeza de morar na mais linda cidade do mundo.