“O que pode ser uma tarefa árdua, no final é sempre gratificante”

11/01/2016 03:32:00


 

Angelita Arruda, professora de ensino fundamental
da rede de ensino municipal há 41 anos

 

Segundo Angelita de Arruda, ou Gegê, como é mais conhecida no mundo escolar, a grande inspiração para seguir o magistério foi a própria escola pública. "Estudei desde o 1º ano até a universidade sempre na rede pública."

 

Servidora desde de 1974, Gegê começou como inspetora de alunos na Escola Miragaya, da 7ª CRE, em Jacarepaguá, e já é aposentada desde 1997. O que não quer dizer que parou de lecionar até hoje. "Paralelamente, dei aulas em escolas da rede privada, quando em 1998, fiz o concurso para Professor I de Geografia, e em 2000 tomei posse", conta a mestre.

 

Para a professora, continuar lecionando, e sempre na mesma escola, é só motivo de orgulho. Principalmente, porque na Profª Leocádia Torres, da 10ª CRE, onde dá aulas para alunos entre 13 e 14 anos do 2º segmento, ela já completa 15 anos de uma bela carreira. "Só de eu saber que iria dar aula para pessoas menos favorecidas, que não podiam pagar uma escola particular, mas que procuravam dar um bom ensino aos seus filhos, isso me satisfazia desde o início. Por isso eu sempre procurei estimular os meus alunos para que não desistissem nunca. Hoje, o fato de estar dando aula para filhos de ex-alunos, mostra o quanto a escola em que trabalho continua sendo referência para eles", revela com satisfação Angelita, que também nutre um orgulho especial em possuir uma ex-aluna como colega de profissão e também professora do município. "Nessa escola os alunos sempre voltam para contar suas vitórias."

 

Totalizando cerca de 10 mil alunos para os quais já deu aula, sendo 5 mil, apenas na Leocádia Torres, Angelita é uma mestre realizada. Principalmente porque durante a sua trajetória tem guardado boas recordações. "Como meu aniversário cai no dia 3 de janeiro, sempre foi impossível festejar a data com meus alunos, já que todos estão de férias. Diante disso, uma vez minha turma fez uma surpresa pra mim. Organizou com a diretoria da escola uma festa exatamente 1 mês antes, dia 3 de dezembro, e fez a maior festa sem que eu esperasse. Foi uma emoção só", conta.

 

Para essa mestre incansável, o que pode ser uma tarefa árdua, no final é gratificante. "Tudo que nos aborrece, ao entrarmos na sala de aula e olharmos para muitos de nossos alunos para os quais somos referência, é esquecido", afirma Gegê, concluindo de forma generosa: "o importante é que tenhamos sempre em mente que devemos dar aos nossos alunos o nosso melhor. Com isso teremos alunos melhores e felizes".

 

Mandou Bem

 

1. Como você traduziria o espírito da cidade?
Pura simpatia.

 

2. O que você elegeria como o melhor para o futuro do Rio?
Segurança nas ruas.

 

3. Quais são os programas que normalmente você mais gosta de fazer?
Cinema e teatro.

 

4. A melhor atração diurna e noturna?
Praia, de dia, e cinema ou teatro, à noite.

 

5. Dos eventos promovidos para a cidade, quais são os que você participa?
Exposições de qualquer tipo: obras de arte, fotográficas, etc.

 

6. Ponto turístico que mais gosta?
Corcovado.

 

7. Qual é o seu petisco favorito?
Pizza.

 

8. Qual é a mania do carioca com a qual você mais se identifica?
Praia.

 

9. Onde o Rio é mais Rio?
Copacabana.

 

10. Ser carioca é...
Ser livre, leve e solto.