Um designer e músico com talento, ritmo e inspiração

01/02/2016 04:00:00




Fabrício Vinhas, programador visual web da MultiRio

 

Fabrício Vinhas é produtor visual web de projetos na área de internet e de design da MultiRio há 4 anos. Sempre procurando trabalhar em equipe e com um cuidado estético para manter o padrão de qualidade da produtora. E mais: dando agilidade aos prazos de entrega para maior eficiência nas tarefas.

 

Marcas desenvolvidas por Fabrício para produções da WebRadio
e identidade de curso on-line Meu Primeiro Jogo

 

Desenvolver projetos pela primeira vez para o público infantil na área da Educação é um prazer especial para Fabrício. "Já havia tido experiência em alguns projetos voltados à educação para empreendedorismo do público adulto." A vontade de trabalhar nessa área de interesse e obter uma situação mais estável, quando sua filha nasceu em 2011, estimularam Fabrício nessa fase de vida a prestar concurso para a MultiRio. "Quando soube que fui classificado e conheci melhor a qualidade dos produtos e os propósitos da empresa, tive certeza que havia tomado uma boa decisão."

 

Roda de Samba em Santa Tereza com a participação de Fabrício

 

Uma escolha acertada, que vem dando certo até hoje para o servidor, que também, nas horas vagas, leva um cavaquinho da melhor qualidade em diversas rodas de sambas conhecidas na cidade.

 

Recentemente, Fabrício participou da construção do Novo Portal da MultiRio junto com a sua equipe de web da Gerência de Artes e os desenvolvedores do Núcleo de Tecnologia e Informação. "Com foco no conteúdo, interface simples, atraente e com design adaptável aos vários tamanhos de tela, obtivemos um ótimo retorno nesse projeto, ao entregar um belo produto", fala confiante.

 

O servidor, formado em Publicidade pela UFF, com duas pós-graduações, em Internet e Multimidia, e em Economia e Gestão de Sustentabilidade, antes de entrar para o município trabalhou na área de comunicação do CREA (Conselho Regional de Engenharia), SETRAB (Secretaria Estadual do Trabalho) e na Petrobras, quando atuou na REDUC (Refinaria Duque de Caxias). Além de realizar vários projetos como freelancer para diversos clientes.

 

Durante o tempo que está na empresa, Fabrício, acima de tudo, se sente privilegiado de estar em contato com excelentes profissionais, responsáveis por diversos produtos premiados. "Pra mim, implica em uma fonte preciosa de aprendizado", declara.

 

Com a consciência que o trabalho desenvolvido pela MultiRio possui uma importância muito grande para a educação dos jovens cidadãos do Rio de Janeiro, Fabrício conclui orgulhoso: "estar envolvido nesse propósito é desafiador e gratificante".

 

Mandou Bem

 

1. Como você traduziria o espírito da cidade?

Um vento que sopra um chapéu de palha num dia de sol a beira mar, assoviando uma melodia de Pixinguinha.

 

2. O que você elegeria como o melhor para o futuro do Rio?

Que a cidade possa reafirmar sua vocação alegre e generosa — que acolha tão bem os estrangeiros quanto seus cidadãos da Zona Norte, Oeste e Sul — sem jamais esquecer suas raízes culturais.

 

 3. Quais são os programas que normalmente você mais gosta de fazer? 

Aliado ao meu trabalho com design, também atuo como músico há muitos anos. Estudei cavaquinho na Escola de Música Villa-Lobos e nas oficinas de choro da Escola Portátil de Música. Participo de um grupo chamado Sambalangandã, que toca sambas, choros, jongos, afoxés... e inclusive já gravou um CD de músicas autorais. Normalmente o grupo se apresenta nos fins de semana em casas do Centro do Rio, Lapa e Santa Teresa. Me identifico muito com a cultura musical da cidade e nesse âmbito me realizo dentro dessas duas atividades: o design e a música.

 

 4. A melhor atração diurna e noturna?

De dia: praia. De noite: uma roda de samba autêntica com os amigos do peito.

 

5. Dos eventos promovidos para a cidade, quais são os que você participa?

Costumo ir a alguns eventos culturais na Cidade das Artes, principalmente levando minha filha para atividades infantis.

 

6. Ponto turístico que mais gosta?

Gosto de caminhar, tomar ducha nas Paineiras e apreciar o visual.

 

7. Qual é o seu petisco favorito?

Sou fã de uma boa feijoada.

 

8. Qual é a mania mais comum do carioca com a qual você se identifica?

Andar de chinelos, seja na praia ou no shopping.

 

9. Onde o Rio é mais Rio?

No Maracanã, explodindo de alegria com um gol do Flamengo.

 

10. Ser carioca é...

Eu nasci em Niterói e vim pro Rio há quase dez anos. Acho que ser carioca transcende a simples questão geográfica. Ser carioca é um estado de espírito fortemente conectado com a natureza e com as tradições culturais da cidade.