Uma servidora que sempre valorizou o serviço público como carreira.

16/05/2016 03:00:00


 

Nancy Vieira, médica perita no setor das Perícias Médicas da SMA


Nancy Vieira entrou em 1995 para a Prefeitura do Rio, quando começou a trabalhar ainda nos primórdios do antigo Departamento Geral de Perícias Médicas. "Sempre valorizei o serviço público de carreira", declara.

 

Ativa e empenhada até hoje no atendimento de um grande volume de servidores, que passam diariamente pelo seu setor, a perita médica pode ser encontrada regularmente examinando servidores e seus dependentes, avaliando licenças médicas, acidentes de trabalho, realizando exames médicos admissionais e inúmeros outros processos, como de readaptação, aposentadoria, redução de carga horária, pensão do Previ-Rio etc. Funções que resultaram também em desafios, que Nancy faz questão de revelar: "Fiz mestrado na área de Saúde do Trabalhador, na Fiocruz, cuja monografia foi baseada em um banco de dados pioneiro de 12 anos sobre incapacidade laborativa definitiva de servidores municipais. Foi um desafio concluir esse mestrado".

 

Uma experiência e tanto que também rendeu um retorno significativo em sua carreira. "Recebi a moção de honra da Câmara Municipal do Rio de Janeiro no papel de Médica do Trabalho," lembra com orgulho.

 

Como perita médica, Nancy Vieira, espera que cada vez mais os servidores invistam em prevenção e bons hábitos de vida para evitarem ou minimizarem o adoecimento. Mas se a necessidade de utilização dos serviços da Perícia Médica for inevitável, aconselha a todos consultarem antes seus direitos e deveres que constam no Estatuto dos Servidores. Uma forma de otimizar o atendimento das Perícias.

 

Mas para essa médica incansável, os 20 anos de experiência em Perícias Médicas no Município não a impedem de imaginar o que gostaria de fazer se não trabalhasse hoje no que faz. "Adoraria atuar como interface no Legislativo, Câmara dos Vereadores, com o Executivo da Prefeitura do Rio, para a implantação do Programa Municipal da Saúde do Servidor Publico do Rio de Janeiro, baseado na linha do recente Programa Nacional de Saúde do Servidor, com o tripé Prevenção, Assistência e Pericia Médica".

 

MANDOU BEM

 

1. Que lugar da cidade é mais especial para você? Por quê?
A Urca onde frequento desde criança com meus pais e familiares. Adoro ir lá com meu namorado italiano Elio por ser um bairro romântico, bucólico e com pontos turísticos e gastronômicos fabulosos.

 

2. Das mudanças que estão acontecendo no Rio, o que você acha que ficará de melhor?
Revitalização do Centro Histórico

 

3. O que você tem de melhor para dar para a sua cidade?
Sendo carioca, o amor à cidade e a divulgação como incentivo ao turismo.

 

4. Se você não atuasse na sua área, em que outra função gostaria de trabalhar na Prefeitura? Por quê?
Gostaria de antes de encerrar minha carreira, de colaborar com a implantação de um novo Programa Municipal de Saúde do Rio de Janeiro

 

5. Qual é a mania mais comum do carioca com a qual você se identifica?
Otimismo. Viver de bem com a vida.

 

6. Qual é o seu petisco favorito?
Bolinho de bacalhau

 

7. A Rio 2016 está chegando. Com qual modalidade esportiva você mais de identifica? Pratica ou já praticou alguma?
Ginastica rítmica e nado sincronizado. Já pratiquei ginastica rítmica (com fitas, bambolê etc.) e inclusive ganhei medalhas representando o Colégio Cruzeiro na Escola Naval. Adoro dança desde tenra idade (inclusive com apresentações).

 

8. Qual é o lugar ideal do Rio para se praticar esportes?
Associação Cristã de Moços, ACM, onde sou sócia eleitora e aprendi a nadar. Lá existe uma excelente piscina semiolímpica salinizada para nado livre e aulas de natação e hidroginástica.

 

9. O que você entende por espírito olímpico?
Equilíbrio entre a alma, o corpo e a mente, respeitando limites individuais e o próximo.

 

10. Desde que você entrou na Prefeitura, qual realização te deu mais orgulho como funcionário/servidor?
Receber o convite para ir ao Encontro com o Papa Francisco, em Copacabana. Seria uma honra também vir a receber o convite para representar o Rio no Encontro com o Papa em outubro de 2017.