Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro - RIOTUR
Orquestra Tabajara se apresenta em Copacabana

13/01/2017 17:33:00  » Autor: Foto: Alexandre Macieira


 

Orquestra Tabajara realiza baile gratuito a céu aberto 

 

 

           Aproveitando o movimento turístico que já acontece na cidade maravilhosa, a Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Riotur, convidou a Orquestra Tabajara, uma das mais tradicionais do país, a promover um baile gratuito a céu aberto em plena praia de Copacabana, fazendo um aquecimento para o Réveillon de Copacabana. O evento aconteceu ontem, 29 de dezembro, e durou das 21h às 23h. Neste show, sob a regência do Maestro Francisco Araújo, filho do Maestro Severino Araújo a apresentação contou com a participação de 35 músicos, no total, e mais oito bailarinos. A produção do evento Pré-Réveillon é da SRCOM.

 

No repertório do grande baile atraiu moradores e turistas que estavam no Rio para dançar nas areias de Copacabana, mais precisamente em frente ao Copacabana Palace. No repertório estavam clássicos nacionais e internacionais, como "Aquarela do Brasil", "Garota de Ipanema", "Anos Dourados", "Moonlight Serenade", "New York, New York", "As Time Goes By" e "Besame Mucho", entre muitos outros.

 

Sobre a Orquestra Tabajara:

 

    A Orquestra Tabajara foi fundada em 1934, na cidade de João Pessoa (Paraíba), pelo empresário e cônsul holandês Oliver Von Sohsten. Na época, a orquestra levava o nome de Jazz Tabajara. Em 1937, com a inauguração da Rádio Tabajara, a orquestra foi contratada para fazer parte de seu elenco. Nesse período,  Severino Araújo foi convidado para integrar o naipe de saxofones da orquestra, que já contava com músicos conhecidos, dentre os quais K-Ximbinho ,Waldyr Brito (Pássaro triste), José Leocádio, Geraldo Medeiros, Porfírio Costa e Raimundo Napoleão. Cláudio de Luna Freire e  Olegário de Luna Freire (diretor). Com a morte repentina de Luna Freire, Severino Araújo, aos 21 anos de idade, assumiu a direção da orquestra, que se tornaria uma das mais famosas orquestras populares do Brasil.

Cantores famosos como Francisco Alves, Orlando Silva, Déo, Ciro Monteiro e outros, excursionaram pelo nordeste, acompanhados pela orquestra. Daí, a fama da orquestra chegou ao Rio de Janeiro, então capital do país e pólo de produção musical. Em dezembro de 1944, a Orquestra Tabajara recebeu da Rádio Tupi o convite para se apresentar na capital e a estreia aconteceu no dia 20 de janeiro de 1945, com grande repercussão no país.

A orquestra já realizou muitas apresentações no exterior. Em 1952, tocou em Paris, por ocasião do lançamento do algodão brasileiro, na Festa do Jaques Fath; em 1955, se apresentou no Carnaval de Montevidéu; no ano de 1961, se apresentou na Feira Internacional, em Buenos Aires;

Em 1989, a Tabajara tocou no Cassino Estoril, de Lisboa, e, em 1990, excursionou por diversas cidades de Portugal. Em 2006, Severino Araújo deixou o comando da Orquestra Tabajara. Araújo comandou a Orquestra Tabajara por 74 anos. Em 2012, morreu o maestro Severino Araújo, aos 95 anos de idade. Seu irmão, Jayme Araújo assumiu o comando do grupo.

 


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços