Secretaria Municipal de Cultura - SMC
MultiRiofilme 2020: Rio Contra o Corona

30/03/2020 19:54:00


 

Dentro das inúmeras ações que a prefeitura do Rio vem realizando para tentar conter a pandemia do novo Coronavírus e tentando buscar soluções criativas, a educação não poderia ficar de fora. Com essa preocupação, através da MultiRio, uma empresa de Mídia e Educação, está sendo realizado o MultiRioFilme 2020- Rio Contra o Corona, que tem como objetivo estimular a reflexão da linguagem audiovisual entre a comunidade escolar da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro durante o período de recomendação de isolamento social.

 

O "Festival" é um processo criativo que busca fomentar, reunir e dar visibilidade à produção autoral de alunos e professores, reconhecendo o papel do audiovisual no processo de aprendizagem e na ajuda no combate a possíveis problemas, como é o caso do Coronavírus.

 

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas até 5 de abril, com conteúdos em vídeo produzidos por alunos e professores da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. Os vídeos têm duração de até cinco minutos, em qualquer gênero, formato e técnica, nas categorias competitivas e não-competitivas, relacionadas abaixo:  

 

A) alunos do 1º ao 5º ano

B) alunos do 6º ao 9º ano

C) alunos do Programa de Jovens e Adultos (Peja)

D) professores

E) alunos da Educação Infantil (mostra não-competitiva)

 

Os alunos da Educação Especial, de qualquer categoria, também poderão se inscrever por meio do site: http://multi.rio/multiriofilme

 

A comissão de seleção dos vencedores será formada por cinco membros, sendo um representante de cada instituição participante. Os 12 vídeos vencedores serão exibidos nos projetos e canais da RioFilme (web), em cineclubes escolares e nos canais da MultiRio (tv e web) e do CTAV (web).

 

Para o secretário municipal de Cultura, Adolfo Konder, neste momento é fundamental articular parcerias e unir forças para, através da Educação e da Cultura, incentivar as crianças, professores e toda a comunidade escolar a refletir sobre os desafios da sociedade no enfrentamento ao Coronavírus.

 

"O Festival vai incentivar a criatividade e incentivar a produção audiovisual entre estudantes e mestres da Rede Pública, ação fundamental para estimular o aprendizado e a consciência sobre a nossa realidade", diz Konder.

 

Segundo a secretária municipal de Saúde, Talma Romero Suane, é preciso conscientizar, cada vez mais, os alunos da Rede Municipal de Ensino sobre as ações e atitudes que ajudem a evitar a disseminação do novo Coronavírus.

 

"A secretaria municipal de Educação já realiza várias ações, através do Programa Saúde nas Escolas, para prevenir uma série de doenças. Esta é mais uma iniciativa que busca ampliar a reflexão sobre o tema ", afirma a secretária.

 

 

Premiação

 

O resultado final do Festival será divulgado pela MultiRio (canal 26/546 da Net e web), SME-RIO (web), SMC-RIO (web, RioFilme (web) e CTAV (web), no dia 17 de abril e de 20 a 24 de abril os prêmios serão enviados para as residências dos vencedores. O 1º lugar receberá diploma, medalha e troféu; o 2º lugar receberá diploma e medalha e o 3º lugar receberá diploma.

 

A iniciativa é possível graças à parceria entre a secretaria municipal de Educação, a secretaria municipal de Cultura,  a RioFilme- Empresa Distribuidora de Filmes S/A , a MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios Ltda e o CTAV – Centro Técnico Audiovisual, da secretaria do Audiovisual /da secretaria Especial  da Cultura do Ministério da Cidadania.  

 

"A MultiRio não poderia ficar de fora, portanto, mais uma vez, estamos trabalhando intensamente em apoio às ações e produtos no combate ao Coronavírus. O Festival servirá para revelar novas ideias assim como novos talentos desse enorme grupo de alunos e professores da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro", finaliza o presidente da MultiRio, Cláudio Elias.