Secretaria Municipal de Cultura - SMC
COMUNIDADE RELIGIOSA AFRO PARTICIPA DE ENCONTRO SOBRE O PRÊMIO CULTURA + DIVERSIDADE 2017

Evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro


14/08/2017 17:27:00


A quinta edição dos encontros sobre o Prêmio Cultura + Diversidade ocorreu no último sábado, 12, na Kwe Cejá Oyá Igbalé (Associação Preta Minha), em Sepetiba. O evento contou com a presença do responsável pela secretaria executiva da Comissão Carioca de Promoção Cultural, Eduardo Nascimento, e reuniu representantes de religiões de matriz africana para receberem orientações sobre a premiação.

 

 

                Os integrantes do grupo participaram do circuito de capacitação e puderam falar da presença africana no universo cultural da cidade, além de receber dicas e tirar dúvidas sobre as inscrições. Eduardo Nascimento lembrou o compromisso da Secretaria com a pluralidade de expressões culturais, e promoveu um debate sobre as ações locais, ressaltando que a participação das comunidades é fundamental para o sucesso do prêmio. Os participantes elogiaram a iniciativa, principalmente a ideia de oferecer os cursos de capacitação para artistas e produtores culturais.  

    O evento contou com a colaboração da produtora cultural Fátima Negrann, do Coordenador do Grupo Afoxé Bamba no Arô e representante do coletivo de Vila Kenedy, André Simpatia, e das lideranças do Presente de Iemanjá de Sepetiba, Flávia Costa e Paulo Mendonça. Para Flávia, o encontro foi de extrema importância para a região. "O evento foi esclarecedor. Estiveram aqui várias pessoas que realizam cultura, e estou aqui para colaborar e somar com o povo da minha região", destacou.

 

 

    O Prêmio Cultura + Diversidade irá selecionar 62 projetos culturais por toda a cidade, divulgando as iniciativas de formação, desenvolvimento de arte, educação e qualificação da fruição cultural, além de garantir visibilidade e acesso às ações selecionadas. O investimento total é de R$ 496 mil, e cada contemplado receberá o valor de R$ 8 mil. As inscrições são gratuitas, e devem ser feitas até o dia 23 de agosto pelo endereço rio.rj.gov.br/web/smc.