Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Secretaria Municipal de Cultura Promove Encontro com Contribuintes Incentivadores

13/11/2017 14:23:00


Os Contribuintes Incentivadores cariocas  tiveram um encontro na manhã desta segunda-feira com a secretária municipal de cultura, Nilcemar Nogueira, e com técnicos da SMC para conhecerem dados sobre hábitos culturais da população do Rio e números sobre as atividades artísticas da cidade. 
 
"Para podermos pensar o planejamento estratégico para a cultura, fizemos um mergulho no histórico da pasta, e decidimos trabalhar com a escuta junto à população. Desse encontro pudemos pensar uma política cultural de fato integradora para toda a cidade, em toda sua diversidade", disse Nilcemar Nogueira. 
 
A assessora de assuntos estratégicos Rafaela Bastos apresentou aos convidados os eixos estratégicos construídos a partir da conversa sobre a política cultural da cidade. Rafaela explicou os objetivos do mapeamento de manifestações culturais do Rio de Janeiro como uma das bases para a implementação da cultura para a diversidade e cidadania.
 
Durante a exposição, a assessora apresentou dados sobre o que os cariocas dizem a respeito da cidade. Entre os números,  destacam-se: 89% acham que o Rio tem charme e cultura popular e 77% acreditam na capacidade inovadora, criativa e de grande atratividade; 73% ponto de atração de celebridades do mundo das artes, músicas e negócios.
 
Eduardo Nascimento, secretário exevutivo da Comissão Carioca de Promoção Cultural, mostrou dados sobre a Lei Municipal de Incentivo à Cultura, que em 2017 apresentou recorde de empresas inscritas e habilitadas a investir na cultura. No início da gestão foram mapeadas 19 áreas de linguagens artísticas.